Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCerqueira, Ricardo Alves-
dc.date.accessioned2023-12-15T20:17:03Z-
dc.date.available2023-12-15T20:17:03Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Ricardo Alves. “Eles/as vão sem eira nem beira”: efeitos e motivações do êxodo rural da juventude do campo do povoado de Alto Alegre - Santanópolis/BA, Amargosa-BA. 2022. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/3000-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectÊxodo ruralpt_BR
dc.subjectJuventude do campopt_BR
dc.title“Eles/as vão sem eira nem beira”: efeitos e motivações do êxodo rural da juventude do campo do povoado de Alto Alegre - Santanópolis/BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo analisar as implicações do êxodo rural jovem no desenvolvimento territorial do campo em Santanópolis - Ba. Inicialmente, buscou-se compreender a educação do campo e as implicações do êxodo rural da juventude, com vista a pensar o papel dessa educação diante do movimento tão perverso do esvaziamento da população nas comunidades rurais. A metodologia segue a abordagem de pesquisa qualitativa, com a utilização de instrumentos, como: revisão de literatura, observação sistemática e participante, além de entrevistas semiestruturadas, trazendo à tona a história de vida de jovens atores sociais. Nessa perspectiva, observou-se os efeitos e motivações do êxodo rural da juventude do campo do povoado de Alto AlegreSantanópolis - BA, a partir de seis jovens, com idade entre 18 e 29 anos que, atualmente, residem nas capitais dos Estados: Bahia, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Como resultados, suscitou-se reflexões sobre a escola enquanto instituição que pode dialogar, propor e acompanhar as necessidades da comunidade em que está inserida, buscando promover e entender as especificidades dos filhos dos camponeses e camponesas, através do acesso à educação contextualizada, isto é, capaz de transcender os muros das escolas. Para além disso, notou-se a necessidade de se criar estratégias para diminuir esse fenômeno do êxodo rural, sobretudo, a partir de um elo entre o poder público e as comunidades, as organizações sociais e as famílias, priorizando a ação da Educação do Campo.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee1Reis, Maíra Lopes dos-
dc.contributor.referee2Rios, Kássia Aguiar Norberto-
dc.contributor.referee3Melo, Pedro Cerqueira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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