Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Educação do campo e identidade camponesa: cultura e resistência na comunidade de Mamão do Mato, Brejões-BA
Autor(es): Deus, Mariana Santana de
Orientador(a): Oliveira, Carlos Adriano da Silva
Membro(a) da banca: Reis, Maíra Lopes dos
Membro(a) da banca: Oliveira, Lanna Cecília Lima de
Membro(a) da banca: Trindade, Oziel Santana Neri
Referência: DEUS, Mariana Santana de. Educação do campo e identidade camponesa: cultura e resistência na comunidade de Mamão do Mato, Brejões-BA, Amargosa-BA. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as percepções dos guardiões da memória sobre como as tradições culturais influenciam na produção da identidade camponesa na comunidade do Mamão do Mato, Brejões – BA. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), na Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias, situado no campus da cidade de Amargosa. Na produção relevamos as experiências no grupo de pesquisa Docência, Currículo e Formação (DOCFORM / CFP / UFRB), e vivencias como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID - Diversidade). A metodologia do estudo está organizada por uma abordagem qualitativa, desenvolvidos por uma adaptação e aproximação a técnica de estudos etnográficos, uma revisão de literatura, com levantamento de textos sobre o tema e entrevista semiestruturadas. A interpretação de dados do estudo está vinculada a técnica de análise de conteúdo. A fundamentação teórica conta com autores que discutem a Educação do Campo como Mônica Molina (2006), Miguel Arroyo (2006; 2009), Carlos Rodrigues Brandão (2007; 2009). Desse modo, projetamos a intenção de comunicação com participantes (seis guardiões da memória) do campo empírico que marcam o cotidiano das tradições culturais a partir das relações de trabalho, soberania alimentar, religiosidades e samba de roda. Como resultados destacamos que as tradições culturais problematizadas a partir do trabalho, soberania alimentar, rezas e samba são como fortes elementos de resistência na comunidade. A cultura e resistência estão ligadas ao modo de vida, e se desdobram por uma sucessão de práticas de gerações em gerações. Esses ciclos perpetuam a valorização das origens e identidade camponesa no espaço-tempo pesquisado. A investigação também expressa a possibilidade de refletir sobre os modos de vida, e como as tradições da comunidade apresentam uma dinâmica relacional entre local e global, dessa forma, as manifestações da cultura camponesa não podem ser lidas de forma reducionista como práticas isoladas das realidades sociais, materiais e históricas de existência.
Palavras-chave: Educação do Campo
Identidade dos Sujeitos
Cultura
Resumo em espanhol: Este trabajo tiene como objetivo analizar las percepciones de los guardianes de la memoria sobre cómo las tradiciones culturales influyen en la producción de la identidad campesina en la comunidad de Mamao do Mato, Brejões - BA. Este es un trabajo de conclusión del curso en el Centro de Formación Docente de la Universidade Federal de Recôncavo da Bahia (CFP / UFRB), en la Licenciatura en Educación Rural con énfasis en Ciencias Agrícolas, ubicado en el campus de la ciudad de Amargosa. En la producción, destacamos las experiencias en el grupo de investigación Docencia, Currículo y Formación (DOCFORM / CFP / UFRB), y experiencias como becario del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia para la Diversidad (PIBID - Diversidad). La metodología de estudio se organiza mediante un enfoque cualitativo, desarrollado mediante una adaptación y aproximación a la técnica de los estudios etnográficos, una revisión de la literatura, con un relevamiento de textos sobre el tema y entrevistas semiestructuradas. La interpretación de los datos del estudio está vinculada a la técnica de análisis de contenido. La base teórica tiene autores que discuten la Educación Rural como Mônica Molina (2006), Miguel Arroyo (2006; 2009), Carlos Rodrigues Brandão (2007; 2009). De esta manera, proyectamos la intención de comunicarnos con los participantes (seis guardianes de la memoria) desde el campo empírico que marcan la cotidianeidad de las tradiciones culturales basadas en las relaciones laborales, la soberanía alimentaria, las religiosidades y la samba de roda. Como resultado, destacamos que las tradiciones culturales problematizadas desde el trabajo, la soberanía alimentaria, la oración y la samba son fuertes elementos de resistencia en la comunidad. La cultura y la resistencia están vinculadas a la forma de vida y se desarrollan a través de una sucesión de prácticas de generación en generación. Estos ciclos perpetúan la valorización del origen y la identidad campesina en el espacio-tiempo investigado. La investigación también expresa la posibilidad de reflexionar sobre modos de vida, y cómo las tradiciones comunitarias presentan una dinámica relacional entre lo local y lo global, por lo que las manifestaciones de la cultura campesina no pueden leerse de manera reduccionista como prácticas aisladas de las realidades sociales, Materiales y historia de la existencia.
Palavra em espanhol: Educación rural
Identidad de los sujetos
Cultura
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CFP - Centro de Formação de Professores
Data do documento: 30-Set-2021
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-12-15T20:07:09Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2999
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