Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorDeus, Mariana Santana de-
dc.date.accessioned2023-12-15T20:07:09Z-
dc.date.available2023-12-15T20:07:09Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.citationDEUS, Mariana Santana de. Educação do campo e identidade camponesa: cultura e resistência na comunidade de Mamão do Mato, Brejões-BA, Amargosa-BA. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2999-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectIdentidade dos Sujeitospt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleEducação do campo e identidade camponesa: cultura e resistência na comunidade de Mamão do Mato, Brejões-BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar quais as percepções dos guardiões da memória sobre como as tradições culturais influenciam na produção da identidade camponesa na comunidade do Mamão do Mato, Brejões – BA. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), na Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias, situado no campus da cidade de Amargosa. Na produção relevamos as experiências no grupo de pesquisa Docência, Currículo e Formação (DOCFORM / CFP / UFRB), e vivencias como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID - Diversidade). A metodologia do estudo está organizada por uma abordagem qualitativa, desenvolvidos por uma adaptação e aproximação a técnica de estudos etnográficos, uma revisão de literatura, com levantamento de textos sobre o tema e entrevista semiestruturadas. A interpretação de dados do estudo está vinculada a técnica de análise de conteúdo. A fundamentação teórica conta com autores que discutem a Educação do Campo como Mônica Molina (2006), Miguel Arroyo (2006; 2009), Carlos Rodrigues Brandão (2007; 2009). Desse modo, projetamos a intenção de comunicação com participantes (seis guardiões da memória) do campo empírico que marcam o cotidiano das tradições culturais a partir das relações de trabalho, soberania alimentar, religiosidades e samba de roda. Como resultados destacamos que as tradições culturais problematizadas a partir do trabalho, soberania alimentar, rezas e samba são como fortes elementos de resistência na comunidade. A cultura e resistência estão ligadas ao modo de vida, e se desdobram por uma sucessão de práticas de gerações em gerações. Esses ciclos perpetuam a valorização das origens e identidade camponesa no espaço-tempo pesquisado. A investigação também expressa a possibilidade de refletir sobre os modos de vida, e como as tradições da comunidade apresentam uma dinâmica relacional entre local e global, dessa forma, as manifestações da cultura camponesa não podem ser lidas de forma reducionista como práticas isoladas das realidades sociais, materiais e históricas de existência.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Adriano da Silva-
dc.contributor.referee1Reis, Maíra Lopes dos-
dc.contributor.referee2Oliveira, Lanna Cecília Lima de-
dc.contributor.referee3Trindade, Oziel Santana Neri-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.esEducación ruralpt_BR
dc.subject.esIdentidad de los sujetospt_BR
dc.subject.esCulturapt_BR
dc.description.abstract-esEste trabajo tiene como objetivo analizar las percepciones de los guardianes de la memoria sobre cómo las tradiciones culturales influyen en la producción de la identidad campesina en la comunidad de Mamao do Mato, Brejões - BA. Este es un trabajo de conclusión del curso en el Centro de Formación Docente de la Universidade Federal de Recôncavo da Bahia (CFP / UFRB), en la Licenciatura en Educación Rural con énfasis en Ciencias Agrícolas, ubicado en el campus de la ciudad de Amargosa. En la producción, destacamos las experiencias en el grupo de investigación Docencia, Currículo y Formación (DOCFORM / CFP / UFRB), y experiencias como becario del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia para la Diversidad (PIBID - Diversidad). La metodología de estudio se organiza mediante un enfoque cualitativo, desarrollado mediante una adaptación y aproximación a la técnica de los estudios etnográficos, una revisión de la literatura, con un relevamiento de textos sobre el tema y entrevistas semiestructuradas. La interpretación de los datos del estudio está vinculada a la técnica de análisis de contenido. La base teórica tiene autores que discuten la Educación Rural como Mônica Molina (2006), Miguel Arroyo (2006; 2009), Carlos Rodrigues Brandão (2007; 2009). De esta manera, proyectamos la intención de comunicarnos con los participantes (seis guardianes de la memoria) desde el campo empírico que marcan la cotidianeidad de las tradiciones culturales basadas en las relaciones laborales, la soberanía alimentaria, las religiosidades y la samba de roda. Como resultado, destacamos que las tradiciones culturales problematizadas desde el trabajo, la soberanía alimentaria, la oración y la samba son fuertes elementos de resistencia en la comunidad. La cultura y la resistencia están vinculadas a la forma de vida y se desarrollan a través de una sucesión de prácticas de generación en generación. Estos ciclos perpetúan la valorización del origen y la identidad campesina en el espacio-tiempo investigado. La investigación también expresa la posibilidad de reflexionar sobre modos de vida, y cómo las tradiciones comunitarias presentan una dinámica relacional entre lo local y lo global, por lo que las manifestaciones de la cultura campesina no pueden leerse de manera reduccionista como prácticas aisladas de las realidades sociales, Materiales y historia de la existencia.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

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