Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Um estudo sobre a auto-organização docente na escola Família Agrícola Mãe Jovina no município de Ruy Barbosa-BA
metadata.dc.creator: Assis, Kelly Santos de
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Janaine Zdebski da
metadata.dc.contributor.referee2: Vanderley, Kamila Karine dos Santos
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Obede Guimarães de
Référence bibliographique: ASSIS, Kelly Santos de. Um estudo sobre a auto-organização docente na escola Família Agrícola Mãe Jovina no município de Ruy Barbosa-BA, Amargosa-BA. 2022. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho de conclusão de curso tem origem a partir de estudos e pesquisas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia no Centro de Formação de Professores (UFRB / CFP), campus Amargosa-BA. Também converge com estudos no grupo de pesquisa Docência, Currículo e Formação (DOCFORM/ UFRB), em especial a linha intitulada Educação no/do Campo, Identidades, Sujeitos, Textos e Contextos. A investigação teve como objetivo analisar as percepções dos professores sobre a auto-organização docente na Escola Família Agrícola Mãe Jovina (EFAMJ) no município de Ruy Barbosa-BA. O estudo se constitui por inquietações pessoais, registro e reflexões acerca da dinâmica docente na organização pedagógica da escola, implicando diretamente no cotidiano e desenvolvimento humano e territorial dos estudantes. Partimos de princípios amparados pela Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Escolas Famílias Agrícolas, com reflexões amparadas em destaque pelos autores Arroyo (2012), Caldart (2002), Freire (2002), Jesus (2011), Pistrak (2018), Reis e Ostetto (2018), Telau e Nascimento (2017), entre outros que se encontram no referencial teórico do trabalho. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos como método a abordagem qualitativa com produção de dados a partir de revisões de literatura e entrevistas semiestruturadas em diálogo com os educadores da EFAMJ. A partir desses dados obtivermos reflexões amparadas pela técnica análise de conteúdo, compreendendo as trajetórias e caminhos dos educadores e educadoras nos processos de uma Educação do Campo contextualizada, de qualidade, auxiliada pela formação em alternância, libertação, autonomia, emancipação humana, e as relações entre escola-família-comunidade.
Mots-clés: Educação do Campo
Auto-Organização
Docência
Escola Família Agrícola
metadata.dc.description.abstract-es: El trabajo de conclusión del curso tiene su origen en estudios e investigaciones en el Curso de Licenciatura en Educación Rural con Calificación en Ciencias Agrarias de la Universidad Federal de Recôncavo da Bahia en el Centro de Formación de Profesores (UFRB/CFP), campus Amargosa-BA. También converge con estudios del grupo de investigación Enseñanza, Currículo y Formación (DOCFORM/UFRB), en especial la línea Educación en/desde el Campo, Identidades, Sujetos, Textos y Contextos. La investigación tuvo como objetivo analizar las percepciones de los profesores sobre la autoorganización docente en la Escola Família Agrícola Mãe Jovina (EFAMJ) en el municipio de Ruy Barbosa-BA. El estudio está constituido por inquietudes personales, registros y reflexiones sobre la dinámica docente en la organización pedagógica de la escuela, implicando directamente en el cotidiano y desarrollo humano y territorial de los estudiantes. Partimos de principios sustentados en la Educación Rural, Pedagogía de la Alternancia, Escuelas de Familia Agrícola, con reflexiones destacadas por los autores Arroyo (2012), Caldart (2002), Freire (2002), Jesús (2011), Pistrak (2018), Reis y Ostetto (2018), Telau y Nascimento (2017), entre otros que se encuentran en el marco teórico del trabajo. Para el desarrollo del estudio se utilizó como método el enfoque cualitativo con producción de datos a partir de revisiones bibliográficas y entrevistas semiestructuradas en diálogo con educadores de la EFAMJ. A partir de estos datos, obtuvimos reflexiones sustentadas en la técnica de análisis de contenido, comprendiendo las trayectorias y recorridos de los educadores en los procesos de una Educación Rural contextualizada y de calidad, auxiliada por la formación en alternancia, liberación, autonomía, emancipación humana y las relaciones entre escuela -familia-comunidad.
metadata.dc.subject.es: Educación Rural
Autoorganización
Enseñanza
Escuela Familiar Agropecuaria
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 17-mar-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-12-15T19:37:06Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2997
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC

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