Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Educação do Campo - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Acesso e permanência de sujeitos do campo a escola básica em uma comunidade rural de São Miguel das Matas – Bahia
metadata.dc.creator: Silva, Angélica Bitencourt
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Carlos Adriano da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Lanna Cecília Lima de
metadata.dc.contributor.referee2: Peixoto, Antoniel dos Santos
Citación : SILVA, Angélica Bitencourt. Acesso e permanência de sujeitos do campo a escola básica em uma comunidade rural de São Miguel das Matas – Bahia, Amargosa-BA. 2022. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2022.
metadata.dc.description.resumo: O trabalho abordou o tema do acesso e permanência de sujeitos do campo a escola básica. Tratou-se de reflexões de um trabalho de conclusão de curso (TCC) que teve como objetivo investigar as condições de acesso e permanência de sujeitos do campo a escola básica na comunidade da Sucupira, município de São Miguel das Matas – Bahia. O TCC é fruto de estudos e pesquisas no Curso de Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Agrárias no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), campus Amargosa. Os princípios metodológicos evidenciaram a abordagem qualitativa, realizada por intermédio da pesquisa em campo com instrumentos da entrevista semiestruturada, e interpretação com base na análise de conteúdo. Dentre os resultados destacamos a necessidade de refletir sobre as condições objetiva como desafio histórico para acesso e permanência de estudantes de classes populares e do campo; bem como o debate sobre a relação urbano e rural nos currículos para fortalecer o pertencimento e a permanência de estudantes do campo na escola. Na pesquisa em questão as dificuldades da pandemia por COVID – 19, as relações interpessoais na escola e a importância de lutar por políticas públicas que possam contribuir com acesso e permanência de estudantes foram desdobradas nas entrevistas.
Palabras clave : Educação do campo
Acesso
Permanência
Resumen : The work addressed the issue of access and permanence of rural subjects to basic school. These were reflections of a course conclusion work (TCC) that aimed to investigate the conditions of access and permanence of rural subjects to basic school in the community of Sucupira, municipality of São Miguel das Matas - Bahia. The TCC is the result of studies and research in the Degree Course in Rural Education with an emphasis on Agrarian Sciences at the Teacher Training Center of the Federal University of Recôncavo da Bahia (CFP/UFRB), Amargosa campus. The methodological principles evidenced the qualitative approach, carried out through field research with semi-structured interview instruments, and interpretation based on content analysis. Among the results, we highlight the need to reflect on the objective conditions as a historical challenge for access and permanence of students from lower classes and from the countryside; as well as the debate on the urban and rural relationship in the curricula to strengthen the belonging and permanence of rural students in school. In the research in question, the difficulties of the COVID-19 pandemic, interpersonal relationships at school and the importance of fighting for public policies that can contribute to the access and permanence of students were unfolded in the interviews.
metadata.dc.subject.en: Rural education
Access
Permanence
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CFP - Centro de Formação de Professores
Fecha de publicación : 9-dic-2022
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-12-15T18:51:15Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2992
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