Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Título : Política para permanência na universidade: uma revisão de literatura sobre sua avaliação e efetividade
metadata.dc.creator: Ozawa, Arthur Hatiro Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Luane Neves
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Dyane Brito Reis dos
metadata.dc.contributor.referee2: Fonseca, Maria Goretti da
Citación : OZAWA, Arthur Hatiro Silva. Política para permanência na universidade: uma revisão de literatura sobre sua avaliação e efetividade. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2023.
metadata.dc.description.resumo: As formas de construir educação de qualidade são historicamente constituídas nas bases da desigualdade social e econômica, sendo este um lugar de privilégios embora seja um direito de todos e para todos. Marcado por precarizações, ofertas de vagas desiguais e acesso restrito tendo como parâmetro a classe social de pertencimento dos indivíduos, o ensino de qualidade se constituiu historicamente como um problema de ordem social e pública principalmente para o Ensino Superior (ES). Muitos movimentos populares, estudantis e sociais, protagonizados por classes "minoritárias", organizaram mobilizações de luta com vistas à expansão das universidades públicas (território), passando pela ampliação de vagas, mudança nos processos de seleção e criação de políticas de ingresso e permanência de estudantes com perfis socioeconômicos considerados vulneráveis, para tornar o acesso ao processo educacional mais equânime e indo de forma a contrapor este processo histórico de um modelo elitista, classista e desigual. É por meio da revisão sistemática que este estudo se propôs a avaliar as políticas de permanência e verificar se as mesmas são efetivas para assegurar a inserção e principalmente a permanência do discente na universidade pública tendo como resultado da pesquisa que, embora ainda apresentem alguns entraves, a política de permanência tem resultados satisfatórios para manutenção do estudante até o final da sua graduação.
Palabras clave : Políticas de permanência
Ensino superior
Políticas públicas
Avaliação
Resumen : The ways of building quality education are historically constituted on the basis of social and economic inequality, this being a place of privileges although it is a right of everyone and for everyone. Marked by precariousness, unequal vacancy offers and restricted access based on the social class of individuals as a parameter, quality education has historically constituted a social and public problem mainly for Higher Education (HE). Many popular, student and social movements, led by "minority" classes, organized struggle mobilizations with a view to expanding public universities (territory), including expanding vacancies, changing selection processes and creating policies for student entry and retention. with socioeconomic profiles considered vulnerable, to make access to the educational process more equitable and in order to counteract this historical process of an elitist, classist and unequal model. It is through a systematic review that this study proposed to evaluate permanence policies and verify whether they are effective in ensuring the insertion and especially the permanence of the student in the public university, with the result of the research being that, although they still present some obstacles, the retention policy has satisfactory results for maintaining the student until the end of their degree.
metadata.dc.subject.en: Permanence policies
Higher education
Public policy
Assessment
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Fecha de publicación : 25-oct-2023
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-12-01T19:07:39Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2955
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