Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Bacharelado em Engenharia de Pesca - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2874
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Engpesc Rádio Web: contribuições sociais e acadêmicas de uma Rádio Web Universitária
Autor(es): Silva, Marcos
Orientador(a): Mascarenhas Bisneto, José Pereira
Membro(a) da banca: Gregolin, Altemir
Membro(a) da banca: Fonteles, Soraia Barreto Aguiar
Resumo: As rádios universitárias surgiram para ampliar o conhecimento e as pesquisas, até então voltadas para ambientes acadêmicos, foram de grande relevância para a comunicação, pois possibilitaram o ensino a distância, a disseminação de informações e se apresentaram como tecnologias sociais voltadas à comunicação educacional. Com isso, o objetivo geral desse trabalho foi analisar os impactos sociais e acadêmicos da EngPesc Rádio web. Como metodologia foi utilizada a análise documental e aplicação, em plataforma online, de um questionário junto aos internautas, visando compreender a EngPesc rádio web na construção da cultura e educação e expansão de suas ações. O questionário permitiu recolher informações de 152 respondentes. A rádio desenvolveu diversas ações como palestras, lives, entrevistas ao vivo, minicursos e divulgação de material que gera conhecimento e valorização profissional no ramo da pesca e aquicultura, e áreas afins de agrárias, sendo reconhecida por diversas entidades representativas da Engenharia de Pesca, além do retorno do público, evidenciado no questionário e nas diversas mensagens que a rádio recebe em suas redes sociais, sobre as ações realizadas pela rádio. Podemos concluir que a EngPesc Rádio web se caracteriza como uma rádio web social e educativa, tendo como principais benefícios a prática acadêmica e o contado com a comunidade.
Palavras-chave: Rádio universitária
Engenharia de pesca
Comunicação
Educação
Resumo em inglês: University radios emerged to expand knowledge and research, until then focused on academic environments, were of great relevance for communication, as they made distance learning possible, the dissemination of information and presented themselves as social technologies aimed at educational communication. Thus, the general objective of this work was to analyze the social and academic impacts of EngPesc Rádioweb. As a methodology, document analysis was used and application, on an online platform, of a questionnaire with internet users, aiming to understand EngPesc radioweb in the construction of culture and education and expansion of its actions. The questionnaire allowed collecting information from 152 respondents. The radio developed several actions such as lectures, lives, live interviews, mini-courses and dissemination of material that generates knowledge and professional appreciation in the field of fishing and aquaculture, and related areas of agrarian, being recognized by several representative entities of Fisheries Engineering, in addition to public feedback, as evidenced in the questionnaire and in the various messages that the radio receives on its social networks, about the actions carried out by the radio. We can conclude that EngPesc Rádioweb is characterized as a social and educational radioweb, whose main benefits are academic practice and contact with the community.
Palavras-chave em inglês: University radio
Fishing engineering
Communication
Education
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 10-Mar-2022
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-10-30T20:41:08Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2874
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Bacharelado em Engenharia de Pesca - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Engpesc_Radio_Web_TCC_2022.pdf906,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.