Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2874
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Titre: | Engpesc Rádio Web: contribuições sociais e acadêmicas de uma Rádio Web Universitária |
metadata.dc.creator: | Silva, Marcos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Mascarenhas Bisneto, José Pereira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gregolin, Altemir |
metadata.dc.contributor.referee2: | Fonteles, Soraia Barreto Aguiar |
metadata.dc.description.resumo: | As rádios universitárias surgiram para ampliar o conhecimento e as pesquisas, até então voltadas para ambientes acadêmicos, foram de grande relevância para a comunicação, pois possibilitaram o ensino a distância, a disseminação de informações e se apresentaram como tecnologias sociais voltadas à comunicação educacional. Com isso, o objetivo geral desse trabalho foi analisar os impactos sociais e acadêmicos da EngPesc Rádio web. Como metodologia foi utilizada a análise documental e aplicação, em plataforma online, de um questionário junto aos internautas, visando compreender a EngPesc rádio web na construção da cultura e educação e expansão de suas ações. O questionário permitiu recolher informações de 152 respondentes. A rádio desenvolveu diversas ações como palestras, lives, entrevistas ao vivo, minicursos e divulgação de material que gera conhecimento e valorização profissional no ramo da pesca e aquicultura, e áreas afins de agrárias, sendo reconhecida por diversas entidades representativas da Engenharia de Pesca, além do retorno do público, evidenciado no questionário e nas diversas mensagens que a rádio recebe em suas redes sociais, sobre as ações realizadas pela rádio. Podemos concluir que a EngPesc Rádio web se caracteriza como uma rádio web social e educativa, tendo como principais benefícios a prática acadêmica e o contado com a comunidade. |
Mots-clés: | Rádio universitária Engenharia de pesca Comunicação Educação |
Résumé: | University radios emerged to expand knowledge and research, until then focused on academic environments, were of great relevance for communication, as they made distance learning possible, the dissemination of information and presented themselves as social technologies aimed at educational communication. Thus, the general objective of this work was to analyze the social and academic impacts of EngPesc Rádioweb. As a methodology, document analysis was used and application, on an online platform, of a questionnaire with internet users, aiming to understand EngPesc radioweb in the construction of culture and education and expansion of its actions. The questionnaire allowed collecting information from 152 respondents. The radio developed several actions such as lectures, lives, live interviews, mini-courses and dissemination of material that generates knowledge and professional appreciation in the field of fishing and aquaculture, and related areas of agrarian, being recognized by several representative entities of Fisheries Engineering, in addition to public feedback, as evidenced in the questionnaire and in the various messages that the radio receives on its social networks, about the actions carried out by the radio. We can conclude that EngPesc Rádioweb is characterized as a social and educational radioweb, whose main benefits are academic practice and contact with the community. |
metadata.dc.subject.en: | University radio Fishing engineering Communication Education |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Date de publication: | 10-mar-2022 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-10-30T20:41:08Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2874 |
Collection(s) : | CCAAB - Bacharelado em Engenharia de Pesca - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Engpesc_Radio_Web_TCC_2022.pdf | 906,18 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.