Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2814
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Especialização
Título: Síndrome de Burnout em professores brasileiros: produção científica nos últimos dez anos
Título(s) alternativo(s): Burnout Syndrome in Brazilianteachers: Scientific production in the last tem years
Autor(es): Vanin, Brenda Albernaz
Orientador(a): Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça
Coorientador(a): Gaino, Silvana Batista
Referência: VANIN, Brenda Albernaz. Síndrome de Burnout em professores brasileiros: produção científica nos últimos dez anos. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
Resumo: Este estudo buscou mapear como a Síndrome de Burnout em professores vem sendo estudada nas produções científicas nacionais no período de 2010 a 2019. Para tanto, recorreu ao SciELO e a PePSIC. Os resultados indicaram o ano de 2014 como o mais profícuo, assim como um interesse multidisciplinar pela temática. Houve predominância de estudos realizados por mulheres, de autoria múltipla, com abordagem mista, na região Sul,com docentes vinculados a escolas públicas e ao Ensino Fundamental. A sobrecarga de trabalho e a realização profissional foram as variáveis mais frequentemente relacionadas ao Burnout e o questionário foi o principal método de avaliação empregado pelas pesquisas analisadas.
Palavras-chave: Saúde ocupacional
Estresse ocupacional
Trabalho docente
Resumo em inglês: This study sought to maphow the Burnout Syndrome in teachers has been studied in national scientific productions in the period from 2010 to 2019. For that, it used SciELO and PePsic. The results indicated 2014 as the most profitable year, as well a multidisciplinary interest in the theme. There was a predominance of studies carried ou by wonen, of multiple authorship, with a mixed approach, in the South region, with teachers linked to public schools and to Elementary Education. Work overload and professional achievment were the most frequentv variables related to Burnout and the questionnaire was the main method of evaluation by the researches analyzed.
Palavras-chave em inglês: Occupational health
Occupational stress
Teaching work
Resumo em espanhol: Este estúdio buscó mapear cómo se há estudiado el Síndrome de Burnout en docentes em producciones científicas nacionales em el período de 2010 a 2019. Para ello, se utilizo SciELO y PePSIC. Los resultados indicaron 2014 como el año más rentable, así como um interes multidisciplinario em el tema. Predominó los estúdios realizados por mujeres, de autoria múltiple, com enfoque mixto, em la región Sur, com docentes vinculados a lãs escuelas públicas y a la Educación Primaria. La sobrecarga de trabajo y el rendimiento profesional fueron las variables más frecuentes relacionadas com el Burnout y el cuestionario fue el principal método de evaluacion por parte de las investigaciones analizadas.
Palavra em espanhol: Salud ocupacional
Estrés ocupacional
Trabajo docente
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde
Data do documento: 15-Mai-2021
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL
Informação(ões) adicional(is): Trabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista “Psicologia em Pesquisa”.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-10-16T21:00:21Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2814
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sindrome_Burnout_Professores_TCC_2021.pdf583,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.