Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVanin, Brenda Albernaz-
dc.date.accessioned2023-10-16T21:00:21Z-
dc.date.available2023-10-16T21:00:21Z-
dc.date.issued2021-05-15-
dc.identifier.citationVANIN, Brenda Albernaz. Síndrome de Burnout em professores brasileiros: produção científica nos últimos dez anos. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2814-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista “Psicologia em Pesquisa”.pt_BR
dc.description.abstractThis study sought to maphow the Burnout Syndrome in teachers has been studied in national scientific productions in the period from 2010 to 2019. For that, it used SciELO and PePsic. The results indicated 2014 as the most profitable year, as well a multidisciplinary interest in the theme. There was a predominance of studies carried ou by wonen, of multiple authorship, with a mixed approach, in the South region, with teachers linked to public schools and to Elementary Education. Work overload and professional achievment were the most frequentv variables related to Burnout and the questionnaire was the main method of evaluation by the researches analyzed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde ocupacionalpt_BR
dc.subjectEstresse ocupacionalpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.titleSíndrome de Burnout em professores brasileiros: produção científica nos últimos dez anospt_BR
dc.title.alternativeBurnout Syndrome in Brazilianteachers: Scientific production in the last tem yearspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste estudo buscou mapear como a Síndrome de Burnout em professores vem sendo estudada nas produções científicas nacionais no período de 2010 a 2019. Para tanto, recorreu ao SciELO e a PePSIC. Os resultados indicaram o ano de 2014 como o mais profícuo, assim como um interesse multidisciplinar pela temática. Houve predominância de estudos realizados por mulheres, de autoria múltipla, com abordagem mista, na região Sul,com docentes vinculados a escolas públicas e ao Ensino Fundamental. A sobrecarga de trabalho e a realização profissional foram as variáveis mais frequentemente relacionadas ao Burnout e o questionário foi o principal método de avaliação empregado pelas pesquisas analisadas.pt_BR
dc.degree.levelEspecializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça-
dc.contributor.advisor-co1Gaino, Silvana Batista-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONALpt_BR
dc.subject.enOccupational healthpt_BR
dc.subject.enOccupational stresspt_BR
dc.subject.enTeaching workpt_BR
dc.subject.esSalud ocupacionalpt_BR
dc.subject.esEstrés ocupacionalpt_BR
dc.subject.esTrabajo docentept_BR
dc.description.abstract-esEste estúdio buscó mapear cómo se há estudiado el Síndrome de Burnout en docentes em producciones científicas nacionales em el período de 2010 a 2019. Para ello, se utilizo SciELO y PePSIC. Los resultados indicaron 2014 como el año más rentable, así como um interes multidisciplinario em el tema. Predominó los estúdios realizados por mujeres, de autoria múltiple, com enfoque mixto, em la región Sur, com docentes vinculados a lãs escuelas públicas y a la Educación Primaria. La sobrecarga de trabajo y el rendimiento profesional fueron las variables más frecuentes relacionadas com el Burnout y el cuestionario fue el principal método de evaluacion por parte de las investigaciones analizadas.pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sindrome_Burnout_Professores_TCC_2021.pdf583,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.