Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2814
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Especialização
Titre: Síndrome de Burnout em professores brasileiros: produção científica nos últimos dez anos
Autre(s) titre(s): Burnout Syndrome in Brazilianteachers: Scientific production in the last tem years
metadata.dc.creator: Vanin, Brenda Albernaz
metadata.dc.contributor.advisor1: Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Gaino, Silvana Batista
Référence bibliographique: VANIN, Brenda Albernaz. Síndrome de Burnout em professores brasileiros: produção científica nos últimos dez anos. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Este estudo buscou mapear como a Síndrome de Burnout em professores vem sendo estudada nas produções científicas nacionais no período de 2010 a 2019. Para tanto, recorreu ao SciELO e a PePSIC. Os resultados indicaram o ano de 2014 como o mais profícuo, assim como um interesse multidisciplinar pela temática. Houve predominância de estudos realizados por mulheres, de autoria múltipla, com abordagem mista, na região Sul,com docentes vinculados a escolas públicas e ao Ensino Fundamental. A sobrecarga de trabalho e a realização profissional foram as variáveis mais frequentemente relacionadas ao Burnout e o questionário foi o principal método de avaliação empregado pelas pesquisas analisadas.
Mots-clés: Saúde ocupacional
Estresse ocupacional
Trabalho docente
Résumé: This study sought to maphow the Burnout Syndrome in teachers has been studied in national scientific productions in the period from 2010 to 2019. For that, it used SciELO and PePsic. The results indicated 2014 as the most profitable year, as well a multidisciplinary interest in the theme. There was a predominance of studies carried ou by wonen, of multiple authorship, with a mixed approach, in the South region, with teachers linked to public schools and to Elementary Education. Work overload and professional achievment were the most frequentv variables related to Burnout and the questionnaire was the main method of evaluation by the researches analyzed.
metadata.dc.subject.en: Occupational health
Occupational stress
Teaching work
metadata.dc.description.abstract-es: Este estúdio buscó mapear cómo se há estudiado el Síndrome de Burnout en docentes em producciones científicas nacionales em el período de 2010 a 2019. Para ello, se utilizo SciELO y PePSIC. Los resultados indicaron 2014 como el año más rentable, así como um interes multidisciplinario em el tema. Predominó los estúdios realizados por mujeres, de autoria múltiple, com enfoque mixto, em la región Sur, com docentes vinculados a lãs escuelas públicas y a la Educación Primaria. La sobrecarga de trabajo y el rendimiento profesional fueron las variables más frecuentes relacionadas com el Burnout y el cuestionario fue el principal método de evaluacion por parte de las investigaciones analizadas.
metadata.dc.subject.es: Salud ocupacional
Estrés ocupacional
Trabajo docente
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde
Date de publication: 15-mai-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL
Description: Trabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista “Psicologia em Pesquisa”.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2814
Collection(s) :CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Sindrome_Burnout_Professores_TCC_2021.pdf583,73 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.