Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2814
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Especialização |
Título: | Síndrome de Burnout em professores brasileiros: produção científica nos últimos dez anos |
Título(s) alternativo(s): | Burnout Syndrome in Brazilianteachers: Scientific production in the last tem years |
Autor(es): | Vanin, Brenda Albernaz |
Orientador(a): | Suehiro, Adriana Cristina Boulhoça |
Coorientador(a): | Gaino, Silvana Batista |
Referência: | VANIN, Brenda Albernaz. Síndrome de Burnout em professores brasileiros: produção científica nos últimos dez anos. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021. |
Resumo: | Este estudo buscou mapear como a Síndrome de Burnout em professores vem sendo estudada nas produções científicas nacionais no período de 2010 a 2019. Para tanto, recorreu ao SciELO e a PePSIC. Os resultados indicaram o ano de 2014 como o mais profícuo, assim como um interesse multidisciplinar pela temática. Houve predominância de estudos realizados por mulheres, de autoria múltipla, com abordagem mista, na região Sul,com docentes vinculados a escolas públicas e ao Ensino Fundamental. A sobrecarga de trabalho e a realização profissional foram as variáveis mais frequentemente relacionadas ao Burnout e o questionário foi o principal método de avaliação empregado pelas pesquisas analisadas. |
Palavras-chave: | Saúde ocupacional Estresse ocupacional Trabalho docente |
Resumo em inglês: | This study sought to maphow the Burnout Syndrome in teachers has been studied in national scientific productions in the period from 2010 to 2019. For that, it used SciELO and PePsic. The results indicated 2014 as the most profitable year, as well a multidisciplinary interest in the theme. There was a predominance of studies carried ou by wonen, of multiple authorship, with a mixed approach, in the South region, with teachers linked to public schools and to Elementary Education. Work overload and professional achievment were the most frequentv variables related to Burnout and the questionnaire was the main method of evaluation by the researches analyzed. |
Palavras-chave em inglês: | Occupational health Occupational stress Teaching work |
Resumo em espanhol: | Este estúdio buscó mapear cómo se há estudiado el Síndrome de Burnout en docentes em producciones científicas nacionales em el período de 2010 a 2019. Para ello, se utilizo SciELO y PePSIC. Los resultados indicaron 2014 como el año más rentable, así como um interes multidisciplinario em el tema. Predominó los estúdios realizados por mujeres, de autoria múltiple, com enfoque mixto, em la región Sur, com docentes vinculados a lãs escuelas públicas y a la Educación Primaria. La sobrecarga de trabajo y el rendimiento profesional fueron las variables más frecuentes relacionadas com el Burnout y el cuestionario fue el principal método de evaluacion por parte de las investigaciones analizadas. |
Palavra em espanhol: | Salud ocupacional Estrés ocupacional Trabajo docente |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde |
Data do documento: | 15-Mai-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL |
Informação(ões) adicional(is): | Trabalho de Conclusão de Curso, em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da revista “Psicologia em Pesquisa”. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-10-16T21:00:21Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2814 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sindrome_Burnout_Professores_TCC_2021.pdf | 583,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.