Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Especialização
Titre: Autorregulação emocional em criança à luz da teoria do apego: uma revisão de literatura
metadata.dc.creator: Gimenez, Juliana Cunha de Castro
metadata.dc.contributor.advisor1: Alfaya, Cristiane Ajnamei dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Kelly Cristina Atalaia da
Référence bibliographique: GIMENEZ, Juliana Cunha de Castro. Autorregulação emocional em criança à luz da teoria do apego: uma revisão de literatura. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Autorregulação emocional é uma habilidade essencial à vida e apresenta-se como um objetivo essencial ao desenvolvimento socioemocional das crianças. Pesquisas já apontam um consenso entre a relação de um padrão de apego seguro e o uso de estratégias de autorregulação emocional mais adaptativas. Buscou-se investigar como a literatura compreende a relação entre a autorregulação emocional em crianças e a qualidade da interação mãe/pai-criança no contexto atual de pandemia à luz da teoria do apego. Discute-se esta relação a partir das categorias comportamento materno e paterno construídas após revisão dos estudos encontrados, iniciando a reflexão sobre possíveis impactos da pandemia da COVID-19 na interação familiar. O respaldo teórico oferece suporte à compreensão de que, comportamentos sensíveis e responsivos podem favorecer a capacidade de autorregulação emocional da criança, mesmo em contextos altamente estressores, como o contexto pandêmico atual.
Mots-clés: Autorregulação
Relação parental
Estresse
Apego
Covid-19
Pandemia
Résumé: Emotional self-regulation is an essential life skill and presents itself as an essential objective for children's socio-emotional development. Research already points to a consensus between the relationship of a secure attachment pattern and the use of more adaptive emotional self-regulation strategies. We sought to investigate how the literature understands the relationship between emotional self-regulation in children and the quality of mother / father child interaction in the current context of a pandemic in the light of attachment theory. This relationship is discussed based on the categories maternal and paternal behavior constructed after reviewing the studies found, starting to reflect on the possible impacts of the COVID-19 pandemic on family interaction. Theoretical support supports the understanding that sensitive and responsive behaviors can favor the child's emotional self-regulation capacity, even in highly stressful contexts, such as the current pandemic context.
metadata.dc.subject.en: Self-regulation
Parental relationship
Stress
Attachment
Covid-19
Pandemic
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde
Date de publication: 15-mai-2021
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da Revista Estudos de Psicologia (Campinas).
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-10-05T20:37:30Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2778
Collection(s) :CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC

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