Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2778
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGimenez, Juliana Cunha de Castro-
dc.date.accessioned2023-10-05T20:37:30Z-
dc.date.available2023-10-05T20:37:30Z-
dc.date.issued2021-05-15-
dc.identifier.citationGIMENEZ, Juliana Cunha de Castro. Autorregulação emocional em criança à luz da teoria do apego: uma revisão de literatura. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2778-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da Revista Estudos de Psicologia (Campinas).pt_BR
dc.description.abstractEmotional self-regulation is an essential life skill and presents itself as an essential objective for children's socio-emotional development. Research already points to a consensus between the relationship of a secure attachment pattern and the use of more adaptive emotional self-regulation strategies. We sought to investigate how the literature understands the relationship between emotional self-regulation in children and the quality of mother / father child interaction in the current context of a pandemic in the light of attachment theory. This relationship is discussed based on the categories maternal and paternal behavior constructed after reviewing the studies found, starting to reflect on the possible impacts of the COVID-19 pandemic on family interaction. Theoretical support supports the understanding that sensitive and responsive behaviors can favor the child's emotional self-regulation capacity, even in highly stressful contexts, such as the current pandemic context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutorregulaçãopt_BR
dc.subjectRelação parentalpt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectApegopt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.titleAutorregulação emocional em criança à luz da teoria do apego: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAutorregulação emocional é uma habilidade essencial à vida e apresenta-se como um objetivo essencial ao desenvolvimento socioemocional das crianças. Pesquisas já apontam um consenso entre a relação de um padrão de apego seguro e o uso de estratégias de autorregulação emocional mais adaptativas. Buscou-se investigar como a literatura compreende a relação entre a autorregulação emocional em crianças e a qualidade da interação mãe/pai-criança no contexto atual de pandemia à luz da teoria do apego. Discute-se esta relação a partir das categorias comportamento materno e paterno construídas após revisão dos estudos encontrados, iniciando a reflexão sobre possíveis impactos da pandemia da COVID-19 na interação familiar. O respaldo teórico oferece suporte à compreensão de que, comportamentos sensíveis e responsivos podem favorecer a capacidade de autorregulação emocional da criança, mesmo em contextos altamente estressores, como o contexto pandêmico atual.pt_BR
dc.degree.levelEspecializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alfaya, Cristiane Ajnamei dos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Kelly Cristina Atalaia da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOpt_BR
dc.subject.enSelf-regulationpt_BR
dc.subject.enParental relationshippt_BR
dc.subject.enStresspt_BR
dc.subject.enAttachmentpt_BR
dc.subject.enCovid-19pt_BR
dc.subject.enPandemicpt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Autorregulacao_Emocional_Crianca_TCC_2021.pdf287,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.