Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2778
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Especialização |
Título: | Autorregulação emocional em criança à luz da teoria do apego: uma revisão de literatura |
Autor(es): | Gimenez, Juliana Cunha de Castro |
Orientador(a): | Alfaya, Cristiane Ajnamei dos Santos |
Coorientador(a): | Silva, Kelly Cristina Atalaia da |
Referência: | GIMENEZ, Juliana Cunha de Castro. Autorregulação emocional em criança à luz da teoria do apego: uma revisão de literatura. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2021. |
Resumo: | Autorregulação emocional é uma habilidade essencial à vida e apresenta-se como um objetivo essencial ao desenvolvimento socioemocional das crianças. Pesquisas já apontam um consenso entre a relação de um padrão de apego seguro e o uso de estratégias de autorregulação emocional mais adaptativas. Buscou-se investigar como a literatura compreende a relação entre a autorregulação emocional em crianças e a qualidade da interação mãe/pai-criança no contexto atual de pandemia à luz da teoria do apego. Discute-se esta relação a partir das categorias comportamento materno e paterno construídas após revisão dos estudos encontrados, iniciando a reflexão sobre possíveis impactos da pandemia da COVID-19 na interação familiar. O respaldo teórico oferece suporte à compreensão de que, comportamentos sensíveis e responsivos podem favorecer a capacidade de autorregulação emocional da criança, mesmo em contextos altamente estressores, como o contexto pandêmico atual. |
Palavras-chave: | Autorregulação Relação parental Estresse Apego Covid-19 Pandemia |
Resumo em inglês: | Emotional self-regulation is an essential life skill and presents itself as an essential objective for children's socio-emotional development. Research already points to a consensus between the relationship of a secure attachment pattern and the use of more adaptive emotional self-regulation strategies. We sought to investigate how the literature understands the relationship between emotional self-regulation in children and the quality of mother / father child interaction in the current context of a pandemic in the light of attachment theory. This relationship is discussed based on the categories maternal and paternal behavior constructed after reviewing the studies found, starting to reflect on the possible impacts of the COVID-19 pandemic on family interaction. Theoretical support supports the understanding that sensitive and responsive behaviors can favor the child's emotional self-regulation capacity, even in highly stressful contexts, such as the current pandemic context. |
Palavras-chave em inglês: | Self-regulation Parental relationship Stress Attachment Covid-19 Pandemic |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCS - Centro de Ciências da Saúde |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde |
Data do documento: | 15-Mai-2021 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO |
Informação(ões) adicional(is): | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado em formato de artigo, elaborado de acordo com as normas da Revista Estudos de Psicologia (Campinas). |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-10-05T20:37:30Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2778 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Especialização em Psicologia, Avaliação e Atenção à Saúde - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Autorregulacao_Emocional_Crianca_TCC_2021.pdf | 287,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.