Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2618
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Título : Transição entre ciclos de ensino: relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar
metadata.dc.creator: Santos, Valdinei de Jesus dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Lopes, Adriana Lourenço
metadata.dc.contributor.referee1: Cardeal, Cintia Mota
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Kelly Cristina Atalaia da
Citación : SANTOS, Valdinei de Jesus dos. Transição entre ciclos de ensino: relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2019.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho se constitui num relatório final de Estágio Supervisionado - ênfase em Psicologia e Processos Educativos, do curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), sob orientação da Professora Adriana Lourenço Lopes. O Estágio Supervisionado tem como objetivos identificar e analisar possibilidades de atuação do/a psicólogo/a no contexto escolar, visando o desenvolvimento e/ou aprimoramento de conhecimentos e habilidades necessárias ao processo formativo do futuro profissional em Psicologia. As atividades de estágio foram desenvolvidas entre os meses de julho a dezembro de 2018 numa escola municipal de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Mais especificamente, neste trabalho serão relatadas as experiências vividas junto com três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, que tinha como objetivos desenvolver e/ou aprimorar algumas habilidades e conhecimentos relativos à transição entre o 5º ano (último ano das séries inicias do Ensino Fundamental) e o 6º ano (início dos anos finais), ou seja, transição entre ciclos de ensino. Este trabalho é composto por quatro sessões. Inicialmente apresentamos a fundamentação teórica que embasou as discussões e as atividades que foram realizadas junto com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Em seguida, são descritas as principais características do campo de estágio – escola municipal localizada em Santo Antônio de Jesus, BA. Na terceira seção, descrevemos e discutimos acerca das atividades realizadas durante o período de estágio. E, discorremos, nas Considerações Finais, a respeito das aprendizagens e dificuldades enfrentadas no decorrer do estágio.
Palabras clave : Psicologia escolar
Escola municipal
Santo Antônio de Jesus (BA)
Resumen : This work constitutes a final report of a Supervised Internship - emphasis on Psychology and Educational Processes, of the Psychology course at the Health Sciences Center of the Federal University of Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), under the guidance of Professor Adriana Lourenço Lopes. The Supervised Internship aims to identify and analyze possibilities for the psychologist to work in the school context, aiming at the development and/or improvement of knowledge and skills necessary for the training process of the future professional in Psychology. The internship activities were developed between July and December 2018 in a municipal school in Santo Antônio de Jesus, Bahia. More specifically, in this work the experiences lived together with three classes of the 5th year of Elementary School will be reported, which aimed to develop and/or improve some skills and knowledge related to the transition between the 5th year (last year of the initial series of Elementary School ) and the 6th year (beginning of the final years), that is, transition between teaching cycles. This work consists of four sessions. Initially, we present the theoretical foundation that supported the discussions and activities that were carried out together with the students of the 5th year of Elementary School. Next, the main characteristics of the internship field are described – municipal school located in Santo Antônio de Jesus, BA. In the third section, we describe and discuss the activities carried out during the internship period. And, we discuss, in the Final Considerations, about the learning and difficulties faced during the internship.
metadata.dc.subject.en: School psychology
Municipal school
Santo Antônio de Jesus (BA)
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-08-31T10:38:00Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2618
Aparece en las colecciones: CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Transicao_Entre_Ciclos_TCC_2019.pdf233,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.