Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2618
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Valdinei de Jesus dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T10:38:00Z | - |
dc.date.available | 2023-08-31T10:38:00Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Valdinei de Jesus dos. Transição entre ciclos de ensino: relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2618 | - |
dc.description.abstract | This work constitutes a final report of a Supervised Internship - emphasis on Psychology and Educational Processes, of the Psychology course at the Health Sciences Center of the Federal University of Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), under the guidance of Professor Adriana Lourenço Lopes. The Supervised Internship aims to identify and analyze possibilities for the psychologist to work in the school context, aiming at the development and/or improvement of knowledge and skills necessary for the training process of the future professional in Psychology. The internship activities were developed between July and December 2018 in a municipal school in Santo Antônio de Jesus, Bahia. More specifically, in this work the experiences lived together with three classes of the 5th year of Elementary School will be reported, which aimed to develop and/or improve some skills and knowledge related to the transition between the 5th year (last year of the initial series of Elementary School ) and the 6th year (beginning of the final years), that is, transition between teaching cycles. This work consists of four sessions. Initially, we present the theoretical foundation that supported the discussions and activities that were carried out together with the students of the 5th year of Elementary School. Next, the main characteristics of the internship field are described – municipal school located in Santo Antônio de Jesus, BA. In the third section, we describe and discuss the activities carried out during the internship period. And, we discuss, in the Final Considerations, about the learning and difficulties faced during the internship. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject | Escola municipal | pt_BR |
dc.subject | Santo Antônio de Jesus (BA) | pt_BR |
dc.title | Transição entre ciclos de ensino: relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se constitui num relatório final de Estágio Supervisionado - ênfase em Psicologia e Processos Educativos, do curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), sob orientação da Professora Adriana Lourenço Lopes. O Estágio Supervisionado tem como objetivos identificar e analisar possibilidades de atuação do/a psicólogo/a no contexto escolar, visando o desenvolvimento e/ou aprimoramento de conhecimentos e habilidades necessárias ao processo formativo do futuro profissional em Psicologia. As atividades de estágio foram desenvolvidas entre os meses de julho a dezembro de 2018 numa escola municipal de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Mais especificamente, neste trabalho serão relatadas as experiências vividas junto com três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, que tinha como objetivos desenvolver e/ou aprimorar algumas habilidades e conhecimentos relativos à transição entre o 5º ano (último ano das séries inicias do Ensino Fundamental) e o 6º ano (início dos anos finais), ou seja, transição entre ciclos de ensino. Este trabalho é composto por quatro sessões. Inicialmente apresentamos a fundamentação teórica que embasou as discussões e as atividades que foram realizadas junto com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Em seguida, são descritas as principais características do campo de estágio – escola municipal localizada em Santo Antônio de Jesus, BA. Na terceira seção, descrevemos e discutimos acerca das atividades realizadas durante o período de estágio. E, discorremos, nas Considerações Finais, a respeito das aprendizagens e dificuldades enfrentadas no decorrer do estágio. | pt_BR |
dc.degree.level | Bacharelado | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lopes, Adriana Lourenço | - |
dc.contributor.referee1 | Cardeal, Cintia Mota | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Kelly Cristina Atalaia da | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCS - Centro de Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.en | School psychology | pt_BR |
dc.subject.en | Municipal school | pt_BR |
dc.subject.en | Santo Antônio de Jesus (BA) | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Transicao_Entre_Ciclos_TCC_2019.pdf | 233,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.