Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2618
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Valdinei de Jesus dos-
dc.date.accessioned2023-08-31T10:38:00Z-
dc.date.available2023-08-31T10:38:00Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSANTOS, Valdinei de Jesus dos. Transição entre ciclos de ensino: relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia escolar. 2019. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2618-
dc.description.abstractThis work constitutes a final report of a Supervised Internship - emphasis on Psychology and Educational Processes, of the Psychology course at the Health Sciences Center of the Federal University of Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), under the guidance of Professor Adriana Lourenço Lopes. The Supervised Internship aims to identify and analyze possibilities for the psychologist to work in the school context, aiming at the development and/or improvement of knowledge and skills necessary for the training process of the future professional in Psychology. The internship activities were developed between July and December 2018 in a municipal school in Santo Antônio de Jesus, Bahia. More specifically, in this work the experiences lived together with three classes of the 5th year of Elementary School will be reported, which aimed to develop and/or improve some skills and knowledge related to the transition between the 5th year (last year of the initial series of Elementary School ) and the 6th year (beginning of the final years), that is, transition between teaching cycles. This work consists of four sessions. Initially, we present the theoretical foundation that supported the discussions and activities that were carried out together with the students of the 5th year of Elementary School. Next, the main characteristics of the internship field are described – municipal school located in Santo Antônio de Jesus, BA. In the third section, we describe and discuss the activities carried out during the internship period. And, we discuss, in the Final Considerations, about the learning and difficulties faced during the internship.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia escolarpt_BR
dc.subjectEscola municipalpt_BR
dc.subjectSanto Antônio de Jesus (BA)pt_BR
dc.titleTransição entre ciclos de ensino: relato de experiência de estágio supervisionado em psicologia escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se constitui num relatório final de Estágio Supervisionado - ênfase em Psicologia e Processos Educativos, do curso de Psicologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CCS/UFRB), sob orientação da Professora Adriana Lourenço Lopes. O Estágio Supervisionado tem como objetivos identificar e analisar possibilidades de atuação do/a psicólogo/a no contexto escolar, visando o desenvolvimento e/ou aprimoramento de conhecimentos e habilidades necessárias ao processo formativo do futuro profissional em Psicologia. As atividades de estágio foram desenvolvidas entre os meses de julho a dezembro de 2018 numa escola municipal de Santo Antônio de Jesus, Bahia. Mais especificamente, neste trabalho serão relatadas as experiências vividas junto com três turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, que tinha como objetivos desenvolver e/ou aprimorar algumas habilidades e conhecimentos relativos à transição entre o 5º ano (último ano das séries inicias do Ensino Fundamental) e o 6º ano (início dos anos finais), ou seja, transição entre ciclos de ensino. Este trabalho é composto por quatro sessões. Inicialmente apresentamos a fundamentação teórica que embasou as discussões e as atividades que foram realizadas junto com os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Em seguida, são descritas as principais características do campo de estágio – escola municipal localizada em Santo Antônio de Jesus, BA. Na terceira seção, descrevemos e discutimos acerca das atividades realizadas durante o período de estágio. E, discorremos, nas Considerações Finais, a respeito das aprendizagens e dificuldades enfrentadas no decorrer do estágio.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Adriana Lourenço-
dc.contributor.referee1Cardeal, Cintia Mota-
dc.contributor.referee2Silva, Kelly Cristina Atalaia da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCS - Centro de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.enSchool psychologypt_BR
dc.subject.enMunicipal schoolpt_BR
dc.subject.enSanto Antônio de Jesus (BA)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Transicao_Entre_Ciclos_TCC_2019.pdf233,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.