Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCS - Centro de Ciências da Saúde CCS - Cursos de Graduação CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2596
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Bacharelado
Título: Me acompanha nessa dança? A Psicologia no encontro com a diferença
Autor(es): Almeida, Indine Simões da Silva de
Orientador(a): Alves, Josineide Vieira
Membro(a) da banca: Lopes, Adriana Lourenço
Membro(a) da banca: Alfano, Marta Elizabeth Guimarães
Referência: ALMEIDA, Indine Simões da Silva de. Me acompanha nessa dança? A Psicologia no encontro com a diferença. 2018. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2018.
Resumo: Este trabalho relata a experiência do Estágio Supervisionado do curso de Psicologia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), sob orientação da Professora Drª Josineide Vieira Alves. O estágio foi realizado em uma escola municipal de Santo Antônio de Jesus, no período de agosto a dezembro de 2017. As ações realizadas nesse período foram o Acompanhamento Terapêutico (AT) de uma criança autista e a formação e condução de um Grupo de Familiares de crianças que estão matriculadas na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), desta mesma escola. A oferta do estágio nessa escola se viabilizou devido ao vínculo entre a orientadora e a professora da SRM, que existe há mais de cinco anos, através de estágios e projeto de extensão. As ações realizadas durante o estágio decorreram de uma conversa com a professora da sala de recursos multifuncionais sobre as suas demandas de auxílio para o ano de 2017. O presente trabalho é composto por três sessões principais as quais tratam do referencial teórico que embasa a atuação, a descrição da experiência do estágio e as considerações finais.
Palavras-chave: Psicologia
Acompanhamento terapêutico
Autismo
Sala de Recursos Multifuncionais
Santo Antônio de Jesus (BA)
Resumo em inglês: This work reports the experience of the Supervised Internship of the Psychology course, at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB), under the guidance of Professor Drª Josineide Vieira Alves. The internship was carried out in a municipal school in Santo Antônio de Jesus, from August to December 2017. The actions carried out during this period were the Therapeutic Accompaniment (TA) of an autistic child and the formation and conduction of a Group of Family Members of children who are enrolled in the Multifunctional Resource Room (SRM) at the same school. The internship offer at this school was made possible due to the bond between the advisor and the SRM teacher, which has existed for more than five years, through internships and an extension project. The actions carried out during the internship resulted from a conversation with the teacher in the multifunctional resource room about her assistance demands for the year 2017. The present work is composed of three main sessions which deal with the theoretical framework that underlies the performance, the description of the internship experience and the final considerations.
Palavras-chave em inglês: Psychology
Therapeutic follow-up
Autism
Multifunctional Resource Room
Santo Antônio de Jesus (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCS - Centro de Ciências da Saúde
Data do documento: 2018
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-08-24T20:04:15Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2596
Aparece na(s) coleção(ões):CCS - Bacharelado em Psicologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Me_Acompanha_Nessa_TCC_2018.pdf236,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.