Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Danilo Souza da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T19:10:19Z | - |
dc.date.available | 2023-07-25T19:10:19Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-10 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2546 | - |
dc.description.abstract | This research aimed to verify if the graduates of UFRB Biology Degree Course feel prepared to address questions about the History and Afro-Brazilian culture and African in Basic Education. The participants were 26 students who were attending courses last semester Course. The study was a qualitative approach of a case study. It was made analysis of the PPC’s course and used the questionnaire as a data collection instrument. It was identified that the PPC's the Degree in Biology of UFRB does not meet the provisions of Law 10.639/03 and its DCN’s. Most students say they do not know the law and do not feel prepared to address the theme of which is the law in the classroom, although they show sensitized to the issue that permeates the day school day. The challenge is enormous and requires the commitment of all. It is up to those involved in the preparation of PPC include the discussion set by Law 10,639 / 03 on the base of their curricula. And teachers, is the commitment and the responsibility to implement it in their teaching practice. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 - Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Quem irá implementar a lei 10.639/03? O caso dos discentes concluintes do Curso de Licenciatura em Biologia da UFRB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo verificar se os concluintes do Curso de Licenciatura em Biologia da UFRB se sentem preparados para abordar questões sobre a História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica. Participaram da pesquisa 26 discentes que estavam cursando disciplinas do último semestre do Curso. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Foi feita análise do PPC do Curso e utilizou-se o questionário como instrumento de coleta de dados. Foi identificado que o PPC do Curso de Licenciatura em Biologia da UFRB não atende às determinações da Lei 10.639/03 e de suas DCNs. A maioria dos discentes afirmam não conhecer a Lei e não se sentem preparados para abordar a temática da qual trata a Lei em sala de aula, apesar de se mostrarem sensibilizados com a questão que permeia o dia a dia escolar. O desafio é enorme e exige o empenho de todos. Cabe aos envolvidos na elaboração dos PPC incluírem a discussão posta pela Lei 10.639/03 na base de seus currículos. E, aos professores, fica o compromisso e a responsabilidade de implementá-la em sua prática docente. | pt_BR |
dc.degree.level | Licenciatura | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Melo, Pedro Nascimento | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Nascimento, Cláudio Orlando Costa do | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maria da Anunciação Conceição da | - |
dc.contributor.referee2 | Santos, Dyane Brito Reis | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.en | Law 10.639/03 - Education basic | pt_BR |
dc.subject.en | Ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject.en | Teacher training | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Quem_Ira_Implementar_TCC_2016.pdf | 944,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.