Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2534
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Práticas pedagógicas no ensino de Ciências/Biologia desenvolvidas com estudantes surdos: o desafio para uma escola inclusiva |
metadata.dc.creator: | Jesus, Eliane Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pimentel, Susana Couto |
metadata.dc.contributor.referee1: | Garcia, Rosineide Pereira Mubarack |
metadata.dc.contributor.referee2: | Santos, Emmanuelle Félix dos |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho constituiu-se a partir de inquietações sobre como tem acontecido os processos de ensino e aprendizagem de ciências dirigidas aos alunos surdos na educação básica. Assim, surgiu o interesse de estudar as práticas pedagógicas que respeitem as peculiaridades dos alunos surdos, investigando as metodologias e recursos didáticos utilizados no ensino de ciências/biologia em salas inclusivas com a presença de alunos surdos. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública do município de Mutuípe-BA com o objetivo de analisar as concepções e práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Ciências e Biologia com vistas à inclusão de alunos surdos em classe regular. Para alcançar tal objetivo, entrevistas semi-estruturadas foram realizadas junto aos docentes. Os resultados desta pesquisa apontam que o ensino de ciências tem se caracterizado por uma prática com metodologias homogeneizadoras e escassez de recursos ou suportes voltados para a educação do aluno surdo. Dentre as maiores dificuldades enfrentadas pelos integrantes da pesquisa está o desconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o que caracteriza uma barreira na comunicação e interação entre docentes e estudantes. Esta falta de conhecimento da Libras pelos professores potencializa a necessidade, ainda não satisfeita, do auxílio do intérprete na sala de aula. Outro fator que limita a aprendizagem dos alunos surdos é a ausência de adaptações curriculares que promovam acessibilidade ao conteúdo trabalhado. Esses fatores concorrem para os entraves no processo de escolarização vivenciados por alunos surdos na escola comum. Desta forma, considera-se que uma educação bilíngue no ensino escolar faz-se necessária, uma vez que contribuirá para a aprendizagem de todos os alunos, constituindo uma educação de qualidade que também alcance a comunidade surda brasileira. |
Mots-clés: | Ensino de ciências - Práticas pedagógicas Aprendizagem Inclusão - Língua brasileira de sinais Surdez |
Résumé: | This work consisted from concerns about as it has the processes of teaching and learning of science addressed to deaf students in basic education. Thus, we became interested in studying the pedagogical practices that respect the peculiarities of the deaf students, investigating the methodologies and teaching resources used in the teaching of science / biology in inclusive rooms with the presence of deaf students. The survey was conducted in two public schools of Mutuípe-BA municipality in order to analyze the pedagogical conceptions and practices developed by teachers of Science and Biology with a view to inclusion of deaf students in regular class.To achieve this goal, semi-structured interviews were conducted with the teachers. The results of this research show that the teaching of science has been characterized by a practice with homogenizing methodologies and lack of resources or supports facing the education of deaf students. Among the major difficulties faced by research members is the lack of Brazilian Sign Language (Libras), which features a barrier in communication and interaction between teachers and students. This lack of knowledge of pounds by teachers enhances the need, not yet satisfied, the interpreter of the aid in the classroom. Another factor that limits the learning of deaf students is the lack of curricular adaptations that promote accessibility to the content worked. These factors contribute to the barriers in the educational process experienced by deaf students in regular schools. Thus, it is considered that a bilingual education in school education is necessary, since contribute to the learning of all students, providing a quality education that also reach the Brazilian deaf community. |
metadata.dc.subject.en: | Science education - Pedagogical practices Learning Inclusion - Brazilian sign language Deafness |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Date de publication: | 26-nov-2014 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-07-20T20:57:14Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2534 |
Collection(s) : | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Praticas_Pedagogicas_Ensino_TCC_2014.pdf | 411,25 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.