Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2532
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Title: | A prática da alternância e a disciplina de biologia: contribuições para formação de jovens da Educação do Campo |
metadata.dc.creator: | Barbosa, Marcela da Costa |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Sodré, Maria Lúcia da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fancelli, Marilene |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Neilton da |
metadata.dc.description.resumo: | A pedagogia da alternância surge por meio de pequenos agricultores no ano de 1935 no Sudoeste da França com o projeto da Maisons Familiales Rurales. No Brasil ela surgiu em 1969 com a implantação das primeiras Escolas Famílias Agrícolas que posteriormente, cedeu espaço para as Casas Familiares Rurais, estas existentes até os dias atuais, e, tem como princípio a prática da pedagogia da alternância. Neste modelo, o jovem do campo estuda próximo de sua comunidade, com alternância de tempo entre escola-família-comunidade, onde a sua experiência vivida precisa ser considerada, somada à orientação via conhecimento científico e inovações tecnológicas. Esse modelo de educação é direcionado para a juventude rural e deve ter em seu Projeto Político Pedagógico as disciplinas e suas práticas específicas, mas, sem desconsiderar as disciplinas gerais contidas na Base Nacional Comum Curricular. E nesse contexto, entende-se que a disciplina de Biologia é importante no ensino tecnológico de Agropecuária, que será investigado, e serve como base para o entendimento e aprendizagem do conhecimento científico. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar como a disciplina de Biologia é ministrada em seu conteúdo teórico e prático, a partir da pedagogia da alternância. O estudo foi realizado na Casa Familiar Rural, localizada no município de Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul da Bahia. A abordagem metodológica foi qualitativa de caráter descritivo. A pesquisa foi, sobretudo, de Campo. Os procedimentos para coleta das informações em campo foram entrevista semiestruturada e observação in loco. Os principais resultados apontaram uma inadequação no horário das aulas de Biologia, uma insuficiência na carga horária dedicada à disciplina, e reduzida aplicação de aulas práticas. Portanto, acredita-se que sejam necessárias mudanças no atual modelo em relação ao horário das aulas, ampliação da carga horária e também no número de aulas práticas contextualizando-as com a realidade dos jovens que vivem nas comunidades rurais no sentido de possibilitar o fortalecimento das relações entre escola-família-comunidade como processo de ressignificação do rural fundamentada na pedagogia da alternância. |
Keywords: | Casa familiar rural Escola - Família-comunidade Ressignificação do rural Presidente Tancredo Neves (BA) |
Abstract: | The pedagogy of alternation arises through small farmers in the year of 1935 in the Southwest of France with the Maisons Familiales Rurales project. In Brazil, it appeared in 1969 with the establishment of the first Agricultural Family Schools, which later gave way to the Rural Family Houses, which exist until the current days, and has as its principle the practice of the pedagogy of alternation. In this model, the young man from the field studies close to his community, with alternation of time between school-family-community, where his living experience needs to be considered, along with guidance through scientific knowledge and technological innovations. This model of education is directed to the rural youth and should have in its Political Pedagogical Project the disciplines and their specific practices, but without disregarding the general disciplines contained in the National Curricular Common Base. And in this context, it is understood that the discipline of Biology is important in the technological teaching of Agriculture, which will be investigated, and serves as a basis for the understanding and learning of scientific knowledge. The current work had as general objective to analyze how the discipline of Biology is taught in its theoretical and practical content, from the pedagogy of alternation. The study was conducted at the Rural Family House, located in the municipality of Presidente Tancredo Neves, in the Southern Bahia Lowlands. The methodological approach was qualitative of descriptive character. The research was, mainly, Field. The procedures for collecting the information in the field were semi-structured interview and in loco observation. The main results indicated an inadequacy in the biology class schedule, an insufficiency in the hours dedicated to the discipline, and reduced application of practical classes. Therefore, it is believed that changes in the current model are necessary in relation to the class schedule, increasing the workload and also in the number of practical classes contextualizing them with the reality of the young people living in the rural communities in order to make possible the strengthening of the relations between school-family-community as a process of resignification of rural based on the pedagogy of alternation. |
metadata.dc.subject.en: | Rural family house School - Family-community Rural resignification Presidente Tancredo Neves (BA) |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Issue Date: | 9-Aug-2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-07-20T20:23:04Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2532 |
Appears in Collections: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pratica_Alternancia_Disciplina_TCC_2018.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.