Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2526
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: A percepção dos estudantes sobre a presença do Pibid-Biologia no Colégio Estadual Dr. Eliel da Silva Martins – Sapeaçu-Ba
Autor(es): Santos, William Novaes
Orientador(a): Ramos, Luiza Olívia Lacerda
Membro(a) da banca: Poy, Cecília Dominical
Membro(a) da banca: Melo, Pedro Nascimento
Resumo: O trabalho que aqui apresentamos parte da seguinte problemática: como os estudantes do Colégio Estadual Dr. Eliel Martins da Silva perceberam a presença e as contribuições do PIBID-Biologia da UFRB nessa escola? Esta pergunta emergiu de uma inquietação quando ainda integrante do PIBID. Percebia que alguns estudantes consideravam as atividades do PIBID como momentos de descontração. Esta situação me incomodou e, por isso, me questionava quais eram os motivos que levavam a essa avaliação. Tal questionamento nos levou a identificar as percepções dos estudantes sobre o PIBID-Biologia quanto às contribuições em suas aprendizagens. E como objetivos específicos, pretendemos investigar quais conhecimentos/informações os estudantes possuem sobre o Programa na escola e verificar se o PIBID contribuiu para o desempenho escolar dos estudantes. Para dar sustentação e fundamentação aos propósitos e discussões deste trabalho foi fundamental a aproximação com alguns referenciais teóricos, com destaque para CAPES (2012; 2013; 2014), Gatti et al (2014), Pimentel (2012), Gatti, Barretto e André (2011), Souza (2017), entre outros. A pesquisa ancorou-se na abordagem descritiva e qualitativa com estudo de campo, tendo o questionário como instrumento de coleta dos dados, o qual foi aplicado para cento e cinco (105) estudantes das séries 1o e 2o anos do Ensino Médio do Colégio Eliel Martins. Com base nos dados obtidos identificamos categorias de análise que levaram em consideração o grau de semelhança entre as respostas dadas pelos estudantes. Os resultados encontrados nesta pesquisa apontam para dois cenários: primeiramente, os estudantes desconhecem as pertinências do Programa que dão propósito à sua existência, como a finalidade e o papel. Constatamos também que o Programa contribuiu para suas aprendizagens de maneira a proporcionar melhor comportamento na sala de aula, mais incentivo o qual possibilita estudar com mais intensidade ou a participar das atividades, motivação para que se empenhem mais nos estudos, como também, maior benefício aos componentes de Ciências e Biologia. Isso mostra que com o PIBID é possível despertar interesses ou superar dificuldades.
Palavras-chave: Ensino médio
Formação de professores
PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ) - Biologia
Sapeaçu (BA)
Resumo em inglês: The work presented here is part of the following problem: how did the students of the State School Dr. Eliel Martins da Silva realized the presence and the contributions of the PIBID-Biology of UFRB in this school? This question emerged from a concern when still a member of PIBID. He noticed that some students considered the activities of PIBID as moments of relaxation. This situation bothered me, and so I wondered what the reasons led to this assessment. This questioning led us to identify the perceptions of the students about PIBID-Biology regarding the contributions in their learning. And as specific objectives, we intend to investigate what knowledge / information the students have about the Program in the school and to verify if the PIBID contributed to the students' academic performance. In order to give support and ground to the purposes and discussions of this work, it was fundamental to approach with some theoretical references, with emphasis on CAPES (2012, 2013, 2014), Gatti et al (2014), Pimentel (2012), Gatti, Barretto and André 2011), Souza (2017), among others. The researchwas anchored in the descriptive and qualitative approach with a field study, and thequestionnaire was used as a data collection instrument, which was applied to one hundred and five (105) students of the 1st and 2nd years of the High School of Eliel Martins College . Based on the data obtained, we identified categories of analysis that took into account the degree of similarity between the answers given by the students. The results found in this research point to two scenarios: first, students are unaware of the pertinence of the Program that gives purpose to its existence, such as purpose and role. We also found that the Program contributed to their learning in order to provide better classroom behavior, more incentive which allows students to study more intensively or participate in the activities, motivation to engage more in the studies, as well as greater benefit to the students components of science and biology. This shows that with the PIBID can arouse interests or overcome difficulties.
Palavras-chave em inglês: High school
Teacher training
PIBID (Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation) - Biology
Sapeaçu (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 19-Fev-2019
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-07-19T20:25:19Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2526
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PercepçãoEstudantesPresença_TCC_2019 (1).pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.