Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2524
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Grau acadêmico: Licenciatura
Título: Participação de estudantes na elaboração de material didático: contribuições para uma aprendizagem significativa
Autor(es): Nascimento, Fernanda dos Santos
Orientador(a): Martins, Márcio Lacerda Lopes
Membro(a) da banca: Santos, Neide Moura dos
Membro(a) da banca: Almeida, Renato de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como o processo de elaboração de material didático para o ensino de botânica e, mais especificamente de uma cartilha, produzida com a participação dos estudantes, pode contribuir de forma positiva para o processo de ensino-aprendizagem. Participaram da pesquisa 40 discentes e uma discente de um colégio Estadual do município de Cruz das Almas- BA. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa. Foi feita a análise do estudo da Botânica a partir da inserção de vegetais presentes no cotidiano dos estudantes bem como a construção de um material didático com contribuições para uma aprendizagem significativa e utilizou-se o questionário como instrumento da coleta de dados. Foi identificado nos conhecimentos prévios que os estudantes não tinham muito domínio sobre a Botânica, no entanto após as aulas sobre Morfologia vegetal pode-se notar mudanças em relação à aprendizagem dos discentes. Para construção do material didático foi necessário mapear as características que os estudantes e a professora julgavam ser adequados para compor a cartilha voltada para o ensino de morfologia vegetal, houve muitas respostas em comum entre os mesmos. Acredita-se que a construção do material didático de forma participativa, incluindo plantas cotidianas, permita que esse aprendizado possa se tornar mais dinâmico e interessante para o estudante, facilitando sua compreensão e a assimilação dos temas propostos.
Palavras-chave: Botânica - Ensino-aprendizagem
Ensino médio
Morfologia vegetal
Cruz das Almas (BA)
Resumo em inglês: This research had as objective to analyze how the process of elaboration of didactic material for the teaching of botany and, more specifically of a booklet, produced with the participation of the students, can contribute positively to the teaching-learning process. A total of 40 students and a student from a state college in the municipality of Cruz das Almas-BA participated in the study. The research had a qualitative approach. The analysis of the Botany study was made from the insertion of vegetables present in the students' daily life as well as the construction of a didactic material with contributions for a meaningful learning and the questionnaire was used as instrument of data collection. It was identified in the previous knowledge that the students did not have much mastery over the Botany, however after the classes on Plant Morphology one can notice changes in relation to the learning of the students. In order to construct didactic material it was necessary to map the characteristics that the students and the teacher thought were adequate to compose the booklet focused on the teaching of plant morphology, there were many common answers among them. It is believed that the construction of the didactic material in a participatory way, including daily plants, allows that this learning can become more dynamic and interesting for the student, facilitating its understanding and the assimilation of the proposed themes.
Palavras-chave em inglês: Botany - Teaching-learning
High school
Plant morphology
Cruz das Almas (BA)
Editora / Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Centro de Ensino: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Data do documento: 16-Fev-2017
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Acesso Disponível em: 2023-07-19T19:22:39Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2524
Aparece na(s) coleção(ões):CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Participacao_Estudantes_Elaboracao_TCC_2017.pdf3,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.