Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2505
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | A merenda escolar sob a ótica dos diversos atores de uma Escola Pública do município de Cruz das Almas, Bahia |
metadata.dc.creator: | Conceição, Sandra dos Santos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Souza, Girlene Santos de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Fonseca, Karina Zanoti |
metadata.dc.contributor.referee2: | Damasceno, Caroline Lopes |
metadata.dc.description.resumo: | A alimentação é muito importante, principalmente durante a fase escolar, período em que crianças e adolescentes necessitam de nutrientes para o crescimento, e também para auxiliar nos rendimentos escolares. Nesse sentido, foi criado o Programa Nacional de alimentação Escolar –PNAE, visando supri as necessidades nutricionais dos alunos enquanto estão na escola, visto que, eram grandes os índices de desnutrição no Brasil. Mais tarde, ocorreu uma transição nutricional, em que houve aumento significativo dos índices de sobrepeso e obesidade, e a escola deve estar atenta à isso, incentivando o consumo de alimentos saudáveis. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar como é tratada a questão da merenda escolar em uma escola pública do município de Cruz das Almas - Bahia, buscando identificar se a mesma tem contribuído para a discussão sobre alimentação saudável do escolar. A pesquisa foi do tipo descritiva, com aplicação de questionários para alunos, professores, diretor, merendeira e nutricionistas que atuam na escola pesquisada. Dentre os resultados encontrados, observou-se que grande parte dos alunos não estão satisfeitos com o cardápio da escola, porém eles atribuem à merenda, a função de saciar a fome, melhorar os rendimentos e possibilitar o consumo de alimentos saudáveis. Os professores e a diretora também afirmaram que a merenda escolar desempenha papel importante no rendimento escolar do aluno, e buscam estimular sempre que possível o consumo de alimentos saudáveis. A merendeira busca conscientizar os alunos para o não desperdício de alimentos e a nutricionista planeja um cardápio que atenda os valores nutricionais dos alunos, porém não promove atividades que estimule a construção de hábitos alimentares saudáveis. Diante do exposto acima, conclui-se que a merenda escolar é muito importante para o funcionamento de uma escola, sendo vista como essencial por todas as pessoas que nela interagem, porém sugere-se que sejam realizadas atividades voltadas para a conscientização de hábitos alimentares saudáveis. |
Mots-clés: | PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) Merenda escolar - Cardápio Alimentação saudável Alunos Escola pública - Cruz das Almas (BA) |
Résumé: | Food is very important, especially during the school years, which children and teenagers need nutrients for growth, that influences in school performance too. In this way, it created the Programa Nacional de alimentação Escolar – PNAE, aiming supply the nutritional need of students while at school, since at that time it was large rates of malnutrition in Brazil. Nowadays is happening a nutritional transition, where there is a significant increase of overweight and obesity rates, and the school must be attentive, encouraging the consumption of healthy foods. This study aims to analyze how it is treated the matter of school meals in a public school in Cruz das Almas, Bahia, trying to identify whether it has contributed to the discussion on healthy eating at school. The research is descriptive, with survey through questionnaires to students, teachers, director, cooker and nutritionist. Among the findings, it was observed that most of students are not satisfied with the school’s menu, but they attribute to lunch the function of satisfying hunger, improve school performance and allow the consumption of healthy foods. The teachers and the director also said that school meals has an important role in the student academic performance and always encourage as possible the consumption of healthy foods. The cooker seeks to educate students to not waste food and the nutritionist plans a menu that fits the nutritional values for the students, but does not promote activities that stimulate the development of healthy eating habits. Faced of exposed, it is concluded that school meals is very important for functioning of a school, being seen as essential for all those who interact in it, but we suggested to be carried out activity aimed to raise awareness of healthy eating habits. |
metadata.dc.subject.en: | PNAE (National School Feeding Program) School meals - Menu Healthy eating Students Public school - Cruz das Almas (BA) |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Date de publication: | 4-aoû-2016 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-07-05T20:01:34Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2505 |
Collection(s) : | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Merenda_Escolar_Otica_TCC_2016.pdf | 942,5 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.