Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2504
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Mercado de trabalho para professores: entre expectativas de Ingressantes e a realidade de egressos da Licenciatura em Biologia da UFRB
metadata.dc.creator: Silva, Diego Carvalho da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Rosilda Arruda
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Gabriel
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Luíza Olívia Lacerda
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho intitulado Mercado de trabalho para professores: entre expectativas de ingressantes e a realidade de egressos da Licenciatura em Biologia da UFRB, teve como objetiv ocompreender as expectativas da inserção no mercado de trabalho entre ingressantes e recém-egressos do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB. Como objetivos específicos, à pesquisa procurou construir o perfil dos recém-egressos dos cursos de Licenciatura em Biologia da UFRB com relação as suas vinculações profissionais e acadêmicas após a conclusão do curso; identificar as expectativas dos ingressantes e recém-egressos quanto à inserção no mercado de trabalho; identificar, na perspectiva dos estudantes (ingressos e recém-egressos), quais os principais elementos que interferem na realização de suas expectativas quanto à inserção no mercado de trabalho. O trabalho foi de natureza qualitativa, com abordagem descritiva e foi desenvolvido na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, campus sede na cidade de Cruz das Almas. Foram sujeitos da pesquisa, 20 ingressantes e 27 egressos do curso de Licenciatura em Biologia da UFRB. Para a coleta de dados foi utilizado dois questionários, um voltado para os ingressantes e outro para os recém-egressos. Diante dos resultados, foi possível perceber que grande parte dos ingressantes (43%) e dos egressos (48%) escolheram o curso de licenciatura por gostarem ou terem uma certa afinidade com a área da educação. Sobre as suas expectativas com relação ao mercado de trabalho, fatores como baixos salários, desvalorização da carreira e dificuldades para a obtenção de empregos, foram mencionadas pelos dois grupos participantes da pesquisa. Os resultados mostraram, ainda, que apenas 9 (33%) dos 27 egressos estavam atuando como professor e quando analisado quantos após a conclusão do curso se dedicaram a realizar um curso de pós-graduação, 9 (33%) dentre os 27 estão nessa condição, sendo que destes, apenas dois estão realizando pós-graduação na área da educação. Os resultados da pesquisa demonstram a necessidade de que os professores em início de carreira sejam acompanhados, após a sua formação, pela instituição que os formou, com a intenção de os ajudar na sua inserção no mercado do trabalho bem como no processo de formação continuada na área específica de sua atuação.
Keywords: Expectativas
Profissão docente - Formação
Ensino superior
Abstract: The present work called Job Market for Teachers: between the expectations of newcomers and the reality of graduates of the Graduation in Biology at UFRB, had the objective to understand the expectations of the insertion in the labor market between newcomers and graduates of the course of Biology Degree at UFRB. As specific objectives, the research sought to build the profile of recent graduates of the degree in Biology at UFRB in relation to their professional and academic ties after the conclusion of the course; to identify the expectations of newcomers and newcomers regarding their insertion in the labor market; identify, from the perspective of the students (incomes and new graduates), which are the main elements that interfere in the fulfillment of their expectations regarding the insertion in the job market. The work was qualitative in nature, with a descriptive approach and was developed at Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, headquarter campus in the city of Cruz das Almas. Subjects were 20 students and 27 graduates of the Graduation in Biology at UFRB. For the data collection, two questionnaires were used, one for the entrants and the other for the graduates. In view of the results, it was possible to realize that a large part of the entrants (43%) and the graduates (48%) chose this course because they liked or had a certain affinity with the education area. About their expectations in the labor market, factors such as low wages, career devaluation and difficulties to obtain jobs were mentioned by the two groups participating in the research. The results also showed that only 9 (33%) of the 27 graduates were acting as teachers, and when analyzed after completing the course, 9 (33%) of the 27 condition, and of these, only two are doing post-graduation in the area of education. The results of the research demonstrate the need for start-up teachers to be followed up by their institution with the intention of helping them to enter the labor market and specific area of their activity.
metadata.dc.subject.en: Expectation
Teaching profession - Training
University education
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-07-05T19:00:42Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2504
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mercado_Trabalho_Professores_TCC_2018.pdf1,5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.