Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2497
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | A infraestrutura escolar e os impactos no processo de ensino e aprendizagem: um estudo na perspectiva de estudantes e professores de escolas da rede municipal de Cruz das Almas |
Autor(es): | Peixoto, Francisco Joaquim Barbosa |
Orientador(a): | Ramos, Luiza Olivia Lacerda |
Membro(a) da banca: | Silva, Neilton da |
Membro(a) da banca: | Nascimento, Tânia Maria Nunes |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar, na percepção da comunidade escolar de três unidades do município de Cruz das Almas, como o impacto da infraestrutura escolar pode interferir no processo de ensino e aprendizagem. Objetivos específicos: conhecer a infraestrutura das unidades escolares selecionadas para que essa pesquisa; classificar as escolas a partir do padrão da escala criada por Soares Neto et al ( 2013) que mede o nível de infraestrutura das escolas do país; identificar, na percepção da comunidade escolar, fatores físicos/ ambientais que podem interferir no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e, também na percepção da comunidade escolar, os elementos necessários para que a infraestrutura escolar ofereça um ensino aprendizado de qualidade. Para isso, entrevistamos a comunidade escolar - estudantes e professores - do nono ano do ensino fundamental. A partir dos resultados obtidos foi possível identificar que as escolas se encontram no nível adequado, segundo o padrão da escala de Soares Neto et al (2013). Também foi possível perceber que os principais fatores ambientais que podem interferir durante as aulas são o ar e o mobiliário inadequados, além de compreender que ainda faltam investimentos para que as escolas possam oferecer em sua infraestrutura uma educação de qualidade. |
Palavras-chave: | Infraestrutura escolar Ensino e aprendizagem Padrão de qualidade |
Resumo em inglês: | The present research aimed to analyze, in the perception of the school community of three units of the municipality of Cruz das Almas, as the impact of school infrastructure can interfere in the process of teaching and learning. Specific objectives: to know the infrastructure of school units selected for this research; sort the schools from the default of scale created by Soares Neto et al. (2013) that measures the level of infrastructure of the schools in the country; identify, in the perception of the school community, physical/environmental factors that may interfere with the development of the teaching and learning process and also in the perception of the school community, the elements necessary for school infrastructure offer a quality learning education. For this, we interviewed the school community-students and teachers-the ninth year of elementary school. From the results obtained it was possible to identify that schools meet at the appropriate level, according to the standard scale of Soares Neto et al. (2013). It was also possible to notice that the main environmental factors that may interfere during the lessons are air and inadequate furnishings, as well as understand it investments so that the schools can offer in your infrastructure an education of quality. |
Palavras-chave em inglês: | School infrastructure Teaching and learning Quality standard |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 2018 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-07-03T20:47:22Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2497 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Infraestrutura_Escolar_Impactos_TCC_2018.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.