Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Formação de professores para o ensino de ciências naturais e biologia: as contribuições da licenciatura em biologia para a inovação pedagógica
metadata.dc.creator: Dias, Joseane Januária de Jesus
metadata.dc.contributor.advisor1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Neilton da
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
metadata.dc.description.resumo: Ser professor inovador é um grande desafio a ser cumprido porque não há repostas prontas e acabadas para a assunção desta importante funcionalidade docente, contudo, é necessário constantes estudos, criatividade, criticidade, paciência e persistência para ir em busca do novo, saber mudar quando necessário, saber atender as diversidades, ser tolerante e compreender as demandas que surgem no cotidiano em sala de aula. O professor no contexto da sua formação inicial precisa atender as necessidades emergentes no âmbito do processo de ensino e aprendizagem, para ao entrar no campo dos estágios curriculares ser capaz de desenvolver estratégias inovadoras que irão contribuir tanto no ambiente de estágio quanto nas vivências do estagiário, dentro e fora da universidade. Nessa perspectiva, este estudo objetivou investigar as concepções dos estudantes do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) sobre as contribuições da sua formação inicial à inovação para o ensino de Ciências Naturais e Biologia. Diante das inúmeras produções científicas acerca do tema, tornou-se necessário se utilizar de alguns autores de grande destaque sobre o assunto em debate para melhor fundamentar este estudo, sendo eles: Pimenta (1994); Freire (1996); Krasilchik (2008); Behrens (2011); Pimenta e Lima (2012); Cunha (2012); Ferreira (2014) e Garcia (2017). Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e apresenta aspectos que lhe caracteriza como uma pesquisa exploratória e descritiva, no qual foi utilizado o questionário semiaberto como instrumento para a coleta de dados, aplicado a um total de vinte e cinco (25) estudantes do curso de Licenciatura em Biologia. Assim, após a análise do conteúdo e confronto com os autores de referência ficou evidenciado que o curso de Licenciatura em Biologia contribui diretamente na formação dos estudantes como futuros professores inovadores. Assim sendo, conclui-se que é de suma importância que os licenciandos ainda durante a sua formação inicial tenham contato antecipado com as disciplinas pedagógicas, para que assim desenvolvam a capacidade de inovar durante o estágio e direcionar essa iniciativa da inovação para seu futuro campo profissional.
Palabras clave : Formação de professores
Estágio curricular
Educação básica
Professor inovador
Inovação pedagógica
Resumen : Being an innovative teacher is a great challenge to be fulfilled because there are no ready and finished answers to the assumption of this important teaching functionality, however, it is necessary constant studies, creativity, criticality, patience and persistence to go in search of the new, to know to change when necessary, knowing how to attend to diversity, being tolerant and understanding the demands that arise in everyday life in the classroom. The teacher in the context of his initial training needs to meet the emerging needs in the scope of the teaching and learning process, so as to enter the field of curricular stages be able to develop innovative strategies that will contribute in both the internship environment as well as in the experiences of the trainee, inside and outside the university. In this perspective, this study aimed to investigate the conceptions of the undergraduate students in Biology of the Federal University of the Recôncavo of Bahia (UFRB) on the contributions of their initial formation to the innovation for the teaching of Natural Sciences and Biology. In the face of the numerous scientific productions on the subject, it was necessary to use some authors of great importance on the subject under debate to better base this study, being: Pimenta (1994); Freire (1996); Krasilchik (2008); Behrens (2011); Pimenta and Lima (2012); Cunha (2012); Ferreira (2014) and Garcia (2017). This is a qualitative study and presents aspects that characterize it as an exploratory and descriptive research, in which the semi-open questionnaire was used as instrument for data collection, applied to a total of twenty-five (25) undergraduate students in Biology. Thus, after analyzing the content and confrontation with the authors of reference, it was evidenced that the course of Biology Degree contributes directly to the training of students as future innovative teachers. Thus, it is concluded that it is of the utmost importance that the graduates, even during their initial formation, have early contact with the pedagogical disciplines, so that they develop the capacity to innovate during the internship and direct this innovation initiative to their future professional field.
metadata.dc.subject.en: Teacher training
Curricular stage
Basic education
Innovative teacher
Pedagogical innovation
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 31-ago-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2018
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2485
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