Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2464
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Formação continuada e práticas pedagógicas de professoras de ciências dos anos finais do ensino fundamental para uma educação inclusiva |
metadata.dc.creator: | Carvalho, Lanai da Silva |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Lima, Tatiana Polliana Pinto de |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Neilton da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almassy, Rosana Cardoso Barreto |
metadata.dc.description.resumo: | Esta pesquisa trata do Ensino de Ciências com enfoque na Educação Inclusiva, considerando a formação continuada e as práticas pedagógicas de professoras de Ciências voltadas para a inclusão de crianças com deficiências. Neste contexto, faz-se necessário compreender como tem sido a formação continuada e quais práticas são desenvolvidas por professores de Ciências para promover a aprendizagem destes estudantes. A formação continuada na área da Educação Inclusiva é um caminho que pode contribuir para sanar possíveis lacunas formativas da formação inicial e pode viabilizar a melhoria do ensino para estes adolescentes. O ensino de Ciências na perspectiva inclusiva deve se basear na aquisição de habilidades por parte do estudante que o leve a investigação e ao letramento científico. O referente trabalho tem como objetivo geral levantar a formação continuada e as práticas pedagógicas de professoras de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental para uma Educação Inclusiva em duas escolas públicas dos municípios de Governador Mangabeira – Bahia e Cruz das Almas – Bahia. Para a sustentação teórica foram utilizados autores como Gil-Pérez (1996), Gatti (2013), Mazzotta (2000), Tardif (2002) e Mantoan (1996, 2006, 2009). Para o desenvolvimento da pesquisa foi escolhida como abordagem a qualitativa e os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Como coleta de dados foram escolhidos a entrevista onde duas informantes falaram sobre Educação Inclusiva, formação continuada e práticas pedagógicas para o ensino de Ciências; a observação, a qual foi realizada nas aulas das professoras e o diário de campo onde foram descritas as percepções da pesquisadora. Foi possível identificar formação continuada para educação inclusiva, porém, ainda superficial. Com esta pesquisa, foi possível concluir que há uma deficiência nos registros das secretarias de educação relacionados aos casos de alunos com deficiências nas escolas comuns dos municípios participantes da pesquisa. Os casos registrados tem pouco ou quase nenhum auxílio das secretarias, pois as equipes multifuncionais são ausentes. As professoras participantes da pesquisa deixaram claro que compreendem o sentido da educação inclusiva, porém ainda existe uma indistinção entre inclusão e integração escolar segundo suas concepções. As práticas pedagógicas desenvolvidas pela professora Carolina são mais voltadas para um ensino direcionado para inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas do que as práticas da professora Camila. Ainda foram relatados por elas diversos desafios para o desenvolvimento da educação inclusiva nas escolas que lecionam. Essa pesquisa contribui para o conhecimento sobre a educação inclusiva nas cidades participantes da pesquisa, dando um panorama da atual situação da inclusão. No entanto, deixa aberto o caminho para novas pesquisas na área que contribuirão para a melhoria da formação de estudantes com deficiência. |
Palabras clave : | Ensino de Ciência Educação inclusiva Formação continuada Necessidades educacionais específicas Ensino fundamental |
Resumen : | This research deals with the teaching of Sciences with a focus on Inclusive Education, considering the continuing education and pedagogical practices of teachers of Sciences aimed at inclusion of children with disabilities. In this context, it is necessary to understand how the continuous formation and what practices has been developed by professors of Sciences to promote the learning of these students. Continuing education in the area of Inclusive Education is a way that can contribute to remedy possible formative gaps in initial formation and can enable the improvement of education for these adolescents. The teaching of science in the inclusive perspective must be based on the student's acquisition of skills that lead to research and scientific literacy. The main goal of this work is to build on the continuing education and pedagogical practices of teachers of Final Years of Primary Education for Inclusive Education in two public schools in the municipalities of Governador Mangabeira - Bahia and Cruz das Almas - Bahia. For the theoretical support, authors such as Gil-Pérez (1996), Gatti (2013), Mazzotta (2000), Tardif (2002) and Mantoan (1996, 2006, 2009) were used. For the development of the research was chosen as approach to qualitative and the types of descriptive and exploratory research. As data collection the interview was chosen where two informants talked about Inclusive Education, continuing education and pedagogical practices for the teaching of Sciences; the observation, which was carried out in the classes of the teachers and the field diary where the perceptions of the researcher were described. It was possible to identify continuing education for inclusive education, but still superficial. With this research, it was possible to conclude that there is a deficiency in the registries of the education departments related to the cases of students with disabilities in the common schools of the municipalities participating in the research. The registered cases have little or almost no assistance from the secretariats, since multifunctional teams are absent. The teachers participating in the research made it clear that they understand the meaning of inclusive education, but there is still an indistinction between inclusion and school integration according to their conceptions. The pedagogical practices developed by teacher Carolina are more focused on a teaching aimed at including students with specific educational needs than the practices of teacher Camila. Several challenges to the development of inclusive education in the schools they teach have also been reported. This research contributes to the knowledge about inclusive education in the cities participating in the research, giving an overview of the current situation of inclusion. However, it gives an opportunity open for new research in the area that will contribute to the improvement of the training of students with disabilities. |
metadata.dc.subject.en: | Science Teaching Inclusive education Continuing education Specific educational needs Elementary school |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Fecha de publicación : | 2019 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2019 |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2464 |
Aparece en las colecciones: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Formacao_Continuada_Praticas_TCC_2019.pdf | 1,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.