Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2440
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : O ensino da microbiologia na educação básica: uma revisão de literatura
metadata.dc.creator: Andrade, Jackeline Pereira
metadata.dc.contributor.advisor1: Martins, Márcio Lacerda Lopes
metadata.dc.contributor.advisor2: Marbach, Phellippe Arthur Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Honorato, Talita Lopes
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Patrícia Oliveira dos
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa brasileira tem crescido intensamente em muitas áreas da Microbiologia. No entanto, ainda existem poucos trabalhos acadêmicos que abordam o tema o ensino da Microbiologia no ensino básico. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre o ensino da Microbiologia na educação básica. Para isso foram escolhidas cinco bases de dados (SciELo, Repositório Institucional da UFBA, Google Acadêmico, banco de teses e dissertações Domínio Público e Base Acervus) para realizar o levantamento bibliográfico utilizando os seguintes descritores: Microbiologia, micro-organismos e ensino de Microbiologia. Foram encontrados 248.475 trabalhos com o descritor Microbiologia, 178.902 com o descritor micro-organismos e apenas 120 trabalhos com o descritor ensino de Microbiologia. Na segunda etapa do trabalho foi realizada a leitura dos resumos referentes ao tema ensino de Microbiologia e selecionados aqueles trabalhos relacionados às seguintes categorias teóricas: 1) percepção do aluno do ensino básico sobre o ensino de Microbiologia, 2) percepção do professor do ensino básico sobre o ensino de Microbiologia, 3) formação continuada do professor e 4) práticas realizadas sobre Microbiologia. Após a leitura dos resumos foi selecionado um total de 11 trabalhos, quatro relacionados a primeira categoria, um relacionado a segunda, dois sobre a terceira categoria e cinco que abordam a quarta categoria teórica. Com base na análise das discussões desses diferentes temas, foi possível observar que apesar do ensino de Microbiologia ser muito importante, ainda é pouco discutido e, além disso, esse estudo mostrou que a maioria dos alunos só sabe que os micro-organismos causam doenças. Uma das estratégias para mudar esse cenário é continuar investindo na formação continuada dos docentes e na produção de materiais didáticos e inovadores para os discentes. Desse modo, será possível contribuir para uma aprendizagem significativa dos alunos.
Palabras clave : Pesquisa - Ensino
Ensino de microbiologia
Educação básica
Revisão de literatura
Resumen : The Brazilian research has grown extensively in many areas of microbiology. However, there are few academic papers that address the issue the teaching of microbiology in basic education. In this context, the aim of this study was to review the literature on teaching of microbiology in basic education. For this five databases (SciELo, Institutional Repository UFBA, Google Scholar, bank of theses and dissertations Public Domain and Base Acervus) were chosen to perform the bibliographic survey using the following descriptors: microbiology, micro-organisms and teaching microbiology. Found 248.475 works with microbiology descriptor, 178.902 with the descriptor micro-organisms and only 120 works with the teaching microbiology descriptor. In the second stage of the work the abstracts related teaching microbiology were read and selected those work related to the following categories theoretical: perception of students of basic education about teaching microbiology, perception of the teacher's basic teaching on teaching microbiology, continuing teacher training and practices carried out about microbiology. After reading the abstracts was selected a total of 11 papers, four related first category, one related second category, two on the third category and five that address the fourth theoretical category. Based on the analysis of different themes such discussions, it was observed that although teaching microbiology to be very important, it is still little discussed and, in addition, this study showed that most students only know that micro-organisms cause disease. One of the strategies for change that is to continue investing in the continued formation of teachers and production of innovative teaching materials for learners. Thus, can contribute to a student significant learning.
metadata.dc.subject.en: Research - Teaching
Microbiology teaching
Basic education
Literature review
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 25-nov-2014
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-05-30T20:31:08Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2440
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Ensino_Microbiologia_Educacao_TCC_2014.pdf548,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.