Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2437
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Epistemologia da formação do futuro professor de biologia: uma análise dos conhecimentos sobre criacionismo e evolução biológica
metadata.dc.creator: Silva, Tiago Marques da
metadata.dc.contributor.advisor1: Almassy, Rosana Cardoso Barreto
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Neilton da
metadata.dc.contributor.referee2: Garcia, Rosineide Pereira Mubarack
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo explora a discussão existente entre a teoria sintética da evolução e o criacionismo dentro da perspectiva da formação de professores de Biologia, compreendendo como essa discussão é explorada dentro de um curso de Licenciatura e como os professores de Biologia em formação encaram o diálogo entre essas duas diferentes concepções. Partindo do pressuposto que a teoria evolutiva é o eixo centralizador dos campos que formam esta Ciência, entender essa discussão é de fundamental importância para formação de um professor de Biologia. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções epistemológicas dos discentes dos três últimos períodos do curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), nos assuntos tangíveis ao criacionismo e a teoria sintética da evolução, com o intuito de identificar o motivo de controvérsias e noções equivocadas inerentes a discussão dessas duas concepções. A investigação possui abordagem qualitativa, com caráter exploratório. O procedimento metodológico utilizado foi a aplicação de um questionário semiestruturado aos estudantes dos três últimos períodos do curso em questão. Esse recorte se motiva pelo fato dos estudantes que estão matriculados nos três últimos períodos já terem passado pelo componente curricular “Evolução”. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Nesse contexto, os resultados aqui obtidos apontam que todos os informantes da pesquisa possuem carências epistemológicas relacionados tanto a conceitos elementares da evolução biológica como em saberes pertencentes à História, Filosofia e Epistemologia da Ciência, principalmente àqueles necessários para diferenciar e compreender o conhecimento científico e o conhecimento religioso, pois devido a essas lacunas, inúmeros equívocos e controvérsias foram identificados em seus posicionamentos. No entanto, a maioria dos sujeitos compreendem a relevância da teoria evolutiva no estudo da Biologia, além de demonstrarem um notável interesse em aprenderem mais sobre conceitos evolutivos e estruturação e funcionamento da Ciência.
Mots-clés: Evolução biológica
Criacionismo
Formação de professores
Ensino de Biologia
Résumé: The present study explores the discussion between the synthetic theory of evolution and creationism within the perspective of the formation of Biology teachers, understanding how this discussion is explored within a Licentiate course and how the professors of Biology in formation face the dialogue between these two different conceptions. Understanding this discussion is of fundamental importance for the formation of a biology teacher, assuming that evolutionary theory is the central axis of the fields that form this Science. This research aims at analyzing the epistemological perceptions of the students of the last three periods of the Licentiate in Biology course at the Federal University of the Recôncavo of Bahia (UFRB), in the topics tangible to creationism and the synthetic theory of evolution, in order to identify the controversies and misconceptions inherent in the discussion of these two conceptions. The research has a qualitative, exploratory approach. The methodological procedure used was the application of a semistructured questionnaire to the students of the last three periods of the course in question. This cut is motivated by the fact that students who are enrolled in the last three periods have already passed the curricular component "Evolution". The data obtained were analyzed in light of the content analysis proposed by Laurence Bardin. In this context, the results obtained here point out that all the informants of the research have epistemological deficiencies related both to elementary concepts of biological evolution and to knowledge pertaining to History, Philosophy and Epistemology of Science, especially to those necessary to differentiate and understand scientific knowledge and religious knowledge. Due to these gaps, numerous misunderstandings and controversies have been identified in their positions. However, most subjects understand the relevance of evolutionary theory in the study of biology, in addition to showing a remarkable interest in learning more about evolutionary concepts and structuring and functioning of science.
metadata.dc.subject.en: Biological evolution
Creationism
Teacher education
Biology teaching
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Date de publication: 5-avr-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2437
Collection(s) :CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Epistemologia_Formacao_Futuro_TCC_2018.pdf1,85 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.