Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2413
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Contribuições da educação ambiental no processo de ensino e aprendizagem em ciências para a formação cidadã do estudante |
Autor(es): | Silva, Rodrigo da Luz |
Orientador(a): | Caiafa, Alessandra Nasser |
Membro(a) da banca: | Almeida, Renato de |
Membro(a) da banca: | Melo, Pedro Nascimento |
Resumo: | Os problemas ambientais na contemporaneidade vêm assumindo proporções significativas ao longo do tempo, colocando em evidência a crise civilizatória vivenciada, oriunda dos conflitos existentes nos modos de relação entre o homem e a natureza. Nessa conjuntura atual, a Educação Ambiental e o ensino de Ciências apresentam interfaces bastante claras no que concerne ao estudo do Meio Ambiente, fazendo-se necessário que atuem de forma integrada numa perspectiva de transformação social. Dessa forma, esta pesquisa foi realizada com estudantes do Programa Mais Educação do Colégio Augusto Eugênio da Silveira, localizado na comunidade da Sapucaia, no município de Cruz das Almas - BA. Tal comunidade vem enfrentando uma série de problemáticas socioambientais que necessitam ser enfrentadas com vistas à conservação dos recursos naturais e da biodiversidade presente no bioma local. Nesse sentido, a pesquisa objetivou analisar como a Educação Ambiental integrada ao processo de ensino e aprendizagem em Ciências pode contribuir para a formação cidadã do estudante, frente às problemáticas socioambientais presentes em sua comunidade. Como aporte metodológico, utilizou-se da Pesquisa - ação com uma abordagem qualitativa dentro de uma linha fenomenológica descritiva. Foram investigados um total de 17 estudantes que cursavam do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, todos residentes na comunidade da Sapucaia. A captação e análise dos dados ocorreram por meio de questionário e construção de desenhos que possibilitaram revelar a percepção ambiental e os conhecimentos dos estudantes sobre algumas questões de natureza científica-ambiental, sendo desenvolvidas oficinas participativas em Ciências para investigar os conhecimentos prévios e adquiridos pelos sujeitos durante a práxis pedagógica. Como resultados, foi possível perceber o quanto o viés naturalista está impregnado na formação dos estudantes, fato que não permite a compreensão do Meio Ambiente, de forma a considera-lo em sua multidimensionalidade, os distanciando de virem a alcançar os objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para este nível de ensino. Contudo, a análise dos dados revela ser possível a transição de uma concepção ambiental para outra, a depender de como a Educação Ambiental é inserida, especialmente no ensino de Ciências. O estudo desenvolvido também demonstra certa aproximação entre as representações de Meio Ambiente dos estudantes com a realidade vivenciada por eles, ocorrendo uma gradativa inserção do ser humano nesse meio. Conclui-se que a Educação Ambiental pode contribuir de forma significativa no ensino de Ciências, ao possibilitar a ampliação da percepção ambiental dos sujeitos envolvidos e a integralização dos saberes científicos e ambientais, colaborando para a formação política e a atuação cidadã do ser no mundo. |
Palavras-chave: | Percepção ambiental Meio ambiente - Biodiversidade Comunidade - Cruz das Almas (BA) Escola |
Resumo em inglês: | Environmental problems in the contemporary world are assuming significant proportions over time, highlighting the experienced civilizational crisis, arising from conflicts in the ways of relationship between man and nature. In this current environment, environmental education and science teaching have very clear interfaces with respect to the study of the environment, making it necessary to act in an integrated manner from the perspective of social transformation. Thus, this research was conducted with students from the More Education Program of the College Augusto Eugenio da Silveira, located in the community of Sapucaia, in Cruz das Almas - BA. Such a community is facing a number of environmental issues that need to be addressed with a view to conserving natural resources and biodiversity present on the local biome. In this sense, the research aimed to examine how environmental education integrated into the process of teaching and learning in science can contribute to civic education student, in the face of environmental problems present in their community. As a methodological approach, we used the research - action with a qualitative approach in a descriptive phenomenological line. We investigated a total of 17 students who attended the 1st to the 5th year of elementary school, all residents of Sapucaia community. The collection and analysis of data occurred through a questionnaire and construction drawings that made it possible to reveal the environmental awareness and knowledge of students on some issues of scientific, environmental, participatory workshops being developed in science to investigate the prior knowledge and acquired by subject during the pedagogical praxis. As a result, it was possible to see how the naturalistic bias is steeped in the training of students, which did not allow the understanding of the environment in order to consider it in its multidimensionality, distancing the students that they will achieve the objectives proposed by Parameters National curriculum for this level. However, analysis of the data reveals possible the transition from environmental design to another, depending on how environmental education is inserted, especially in the teaching of science. The study also shows developed certain rapprochement between the representations of the Environment of students with the reality experienced by them, causing a gradual insertion of the human being in that environment. It is concluded that environmental education can contribute significantly in the teaching of science by enabling the expansion of environmental awareness of those involved and the payment of scientific and environmental knowledge, contributing to the political education and citizen action of being in the world. |
Palavras-chave em inglês: | Environmental perception Environment - Biodiversity Community - Cruz das Almas (BA) School |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 10-Ago-2016 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-05-24T20:10:00Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2413 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Contribuicoes_Educacao_Ambiental_TCC_2016.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.