Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2412
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | O conteúdo de genética nos livros didáticos de duas escolas públicas de Cruz das Almas, Bahia |
metadata.dc.creator: | Costa, Shirley Nascimento |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Oliveira, Deivide Garcia da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Machado, Edna Lôbo |
metadata.dc.contributor.referee2: | Almeida, Renato de |
metadata.dc.description.resumo: | O livro didático é um recurso facilitador da aprendizagem e ao mesmo tempo, instrumento de apoio à prática pedagógica. Por apresentar os mecanismos básicos de comunicação por texto e imagem, o livro deve favorecer o processo de ensino e construção do conhecimento, a partir da prática da contextualização do conhecimento científico, além disso, deve incentivar a integração desses com outras áreas de conhecimento. Tendo em vista sua importância, o livro didático tem sido objeto de discussão de muitas pesquisas sendo analisado sob várias perspectivas, destacando-se os aspectos educativos e seu papel na configuração da escola contemporânea. Nesse contexto, diversos problemas podem ser observados na abordagem e interpretação de muitos conteúdos apresentados por eles, como por exemplo, a predominância de exposições teóricas nos problemas apresentados, sem levar em consideração situações da realidade do aluno, a ocorrência de erros e insuficiência de conteúdos. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi fazer uma revisão historiográfica e epistêmica do livro didático, assim como, apontar os possíveis desdobramentos sobre o ensino de Ciências e Biologia/Genética em dois livros didáticos do ensino médio, adotados por duas escolas públicas no município cruz das Almas, Bahia. Para isso, foram analisados os livros: Biologia, volume único de Janet Laurence e Bio ensino médio, volume 2 de Sônia Lopes e Sergio Rosso, utilizados nas escolas Estaduais Luciano Passos e Colégio Estadual Landulfo Alves de Almeida. Foram considerados os seguintes aspectos para essa análise: figura, atividade de pesquisa e experimentação e conceitos introdutórios de genética e suas características epistemológicas. O livro Bio ensino médio, volme 2 de Sônia Lopes e Sergio Rosso foi considerado o mais adequado para as práticas pedagógicas, uma vez que atende a maioria dos pre-requisitos estabelecidos nesta pesquisa, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. |
Mots-clés: | Aprendizagem Conceitos Biologia Cruz das Almas (BA) |
Résumé: | The didatic book is a resource facilitator of learning and at the same time an instrument to support pedagogical practice. By presenting the basic mechanisms of communication by text and image, the book should encourage the teaching and building knowledge from the practice of contextualization of scientific knowledge, moreover, should encourage the integration of these with other areas of knowledge. Given its importance, the didatic book has been discussed in many research being analyzed from various perspectives, highlighting the educational aspects and their role in shaping the contemporary school. In this context, various problems can be seen in approach and interpretation of many contents for them, such as the predominance of theoretical lectures on the problems presented, regardless of the student's reality situations, the occurrence of errors and insufficiency of content. Accordingly, the aim of this study was to historiographical and epistemological revision of the didatic book, as well as point out the possible consequences on teaching science and biology / genetics Two high school didatic book, adopted by two public schools in the city Cruz das Bahia. For this, the books were analyzed: Biology, one volume of Janet Laurence and Bio secondary education, volume 2 of Sonia Lopes and Sergio Rosso, used in schools Luciano Steps State and State College Landulfo Alves de Almeida. The following aspects were considered for this analysis: figure, activity of research and experimentation, and introductory concepts of genetics and its epistemological characteristics. The book Bio high school, 2 Volme Sonia Lopes and Sergio Rosso was considered the most suitable for teaching practices, since most pre meets requirements established in this research, favoring the process of teaching and learning. |
metadata.dc.subject.en: | Learning Concepts Biology Cruz das Almas (BA) |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Date de publication: | 2014 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-05-24T19:56:59Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2412 |
Collection(s) : | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Conteudo_Genetica_Livros_TCC_2014.pdf | 915,57 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.