Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrasil, Carine Barroso-
dc.date.accessioned2023-05-23T20:41:28Z-
dc.date.available2023-05-23T20:41:28Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2404-
dc.description.abstractThe supervised training is for sure a very important period on teacher’s formation. This training is made at basic education’s school and is supervised by the unit school’s teacher, the collaborating teacher. There is advances on legislation when it comes to obligations to the educational institution, training’s institutions to the own student, make a better lineation of the legal support, but leaves open the concern about the formation of who gets the trainees on grantor part (in our case the collaborators-teachers of school). For that reason, this job has for objective analysis the conceptions and concerns of the collaborating teacher of biology about the supervised training on States Schools from Cruz das Almas city. The theoretical framework has counted with the contributions of some authors like: Pimenta e Lima (2004; 2008; 2010; 2012), Krasilchik (2008), Benites et al. (2012), Barros et al. (2011), Oliveira (2009), the officials documents etc. The research is the kind descriptive with qualitative approach. As collection method of dice, was used questionnaires with open and closed questions. The research was made in three sate schools and ten teachers answered the questionnaires. The dice was analyzed from content analysis described by Bardin (2009). Based on analysis of data, was proved that teachers understand the training as important as of the teacher’s formation, however they unknowing theirs papers on this process. Besides, the collaborating teachers don’t get any formation to receive the trainees. For the reason, it’s necessary strategies that allow the capacity of collaborating teachers, so that way they can contribute on formation of new teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectProfessor colaboradorpt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectCruz das Almas (BA)pt_BR
dc.titleConcepções de professores colaboradores de biologia sobre estágio supervisionado em escolas da rede estadual do município de cruz das almas, BApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoO Estágio Supervisionado é, sem dúvidas um período muito importante na formação de professores. Esse estágio é realizado na escola de educação básica e é supervisionado pelo professor da unidade escolar, o professor-colaborador. Existem avanços na legislação no que diz respeito às obrigações relativas à instituição formadora, instituição do estágio ao próprio estudante, criando um melhor delineamento do amparo legal, mas deixa em aberto a preocupação com a formação daquele que recebe o estagiário na parte concedente (no nosso caso o professor-colaborador da escola). Por esse motivo, o trabalho teve por objetivo analisar as concepções e inquietações dos professores-colaboradores de Biologia sobre o estágio supervisionado em Escolas Estaduais do Município de Cruz das Almas. O referencial teórico contou as contribuições de alguns autores tais como: Pimenta e Lima (2004; 2008; 2010; 2012), Krasilchik (2008), Benites et al. (2012), Barros et al. (2011), Oliveira (2009), os documentos oficiais, entre outros. A pesquisa é do tipo descritiva com abordagem qualitativa. Como método de coleta de dados, foram utilizados questionários com questões abertas e fechadas. A pesquisa foi realizada em três escolas estaduais e dez professores responderam os questionários. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo descrita por Bardin (2009). Com base na análise dos dados, constatou-se que os professores entendem o estágio como etapa importante da formação do professor, porém eles desconhecem o seu papel nesse processo. Além disso, os professores-colaboradores não recebem nenhuma formação para acolher os estagiários. Diante disso, faz-se necessário estratégias que permitam a capacitação dos professores-colaboradores para que estes possam de fato contribuir na formação de novos professores.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Girlene Santos de-
dc.contributor.referee1Silva, Rosangela Souza da-
dc.contributor.referee2Dias, Viviane Borges-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.enSupervised internshippt_BR
dc.subject.enCollaborating professorpt_BR
dc.subject.enBiology teachingpt_BR
dc.subject.enCruz das Almas (BA)pt_BR
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