Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2402
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Concepções de estudantes do ensino médio sobre o Papilomavírus humano (HPV)
metadata.dc.creator: Gomes, Thais Correia
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Gabriel
metadata.dc.contributor.referee1: Ferreira, Rosilda Arruda
metadata.dc.contributor.referee2: Couto, Fábio David
metadata.dc.description.resumo: Compreender as concepções de adolescentes sobre as doenças sexualmente transmissíveis, em especial o Papilomavírus Humano (HPV), é de fundamental importância, visto que as infecções por este vírus têm crescido de forma considerável nesta faixa etária e podem estar associadas, por exemplo, ao aparecimento de lesões percussoras do câncer cervical. O ambiente escolar, caracterizado por sua heterogeneidade de valores, crenças e costumes, constitui-se como um lugar ideal para o trabalho com a temática HPV. Sendo assim, o objetivo deste estudo é avaliar as concepções de estudantes do ensino médio sobre aspectos da sexualidade humana associados ao Papilomavírus Humano (HPV). Para isso, foram realizados seis grupos focais, homogêneos e heterogêneos em relação ao sexo, com estudantes do 3o do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Lauro Passos, localizado na cidade de Cruz das Almas-Bahia. Os dados obtidos foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Nesse contexto, os resultados obtidos apontam que os estudantes possuem conhecimento limitado sobre o HPV, além de concepções errôneas, principalmente relacionadas à contaminação pelo vírus, aspectos que indicam a necessidade de maiores ações formativas neste âmbito.
Palabras clave : HPV (Papilomavírus Humano)
Educação em saúde
Grupo focal
Resumen : Understanding teenage concepts of sexually transmitted diseases, especially human papillomavirus (HPV), is of fundamental importance, since infections with this virus have grown considerably in this age group and may be associated with the appearance of percussive lesions of cervical cancer, among others. The school environment, characterized by its heterogeneity of values, beliefs and customs, is an ideal place to work with HPV. Thus, the objective of this study is to evaluate the conceptions of high school students on aspects of human sexuality associated with Human Papillomavirus (HPV). For this, six focus groups, homogeneous and heterogeneous in relation to sex, were carried out with students from the 3rd year of secondary education at the state college Dr. Lauro Passos, located in the city of Cruz das Almas-Bahia. The data obtained were analyzed in light of the content analysis proposed by Laurence Bardin. In this context, the results obtained here indicate that the students have limited knowledge about HPV, as well as erroneous conceptions, mainly related to contamination by HPV, aspects that indicate the need for more formative actions in this field.
metadata.dc.subject.en: HPV (Human Papillomavirus)
Health education
Focus group
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 2019
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-05-23T19:17:46Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2402
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Concepcoes_Estudantes_Ensino_TCC_2019.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.