Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2398
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Título : | Avaliação dos conteúdos de morfologia e taxonomia de microbiologia nos livros didáticos do ensino médio - PNLD 2018 |
metadata.dc.creator: | Santos, José Cássio Ribeiro dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Pimenta, Maria Gardenny Ribeiro |
metadata.dc.contributor.referee1: | Gazetta, Marcia Luciana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Honorato, Talita Lopes |
metadata.dc.description.resumo: | O livro didático faz parte dos lócus da Educação Brasileira, e é o recurso pedagógico mais utilizado e difundido nas escolas do País. Pesquisas atuais apontam, que mesmo com o desenvolvimento de tecnologias, o livro didático continua sendo um recurso pedagógico essencial para os estudantes e docentes da rede de Ensino Pública como meio de práticas de ensino-aprendizagem. Por se tratar de um material didático que é utilizado como única fonte de conhecimento, existe a preocupação com a qualidade dessa ferramenta, entretanto, o Ministério da Educação ( MEC) juntamente com o Programa Nacional do Livro Didático ( PNLD ) vem realizando uma criteriosa avaliação pedagógica dos exemplares distribuídos na rede pública de ensino. Porém, se constata que as obras apresentam problemas que podem comprometer o aprendizado dos estudantes e nesse sentido, se fez necessário desenvolver pesquisas que ajudem o trabalho realizado pelo PNLD. Sendo assim, o presente trabalho teve como proposta analisar os conteúdos de microbiologia (taxonomia e morfologia) de bactérias, fungos e vírus e verificar como esses conteúdos vêm sendo abordado nos livros didáticos do Ensino Médio e se estão correlacionados com livros didáticos de Instituições do Ensino Superior (IES). Para isto foram analisados exemplares de material didáticos aprovados pelo PNLD 2018 e coletado em escola do Ensino Médio da cidade de Cruz das Almas-BA. |
Palabras clave : | Livro didático Microbiologia - Taxonomia Ensino Médio Cruz das Almas (BA) |
Resumen : | The textbook is part of the locus of Brazilian Education and is the most used and widespread pedagogical resource in the country's schools. Current research indicates, with the development of technologies, the textbook remains an essential pedagogical resource for students and teachers of the Public Education network as a means of teaching-learning practices. Because it is a didactic material that is used as the only source of knowledge, there is concern about the quality of this tool, however, the MEC (Ministry of Education), together with the National Textbook Program (PNLD), has been carrying out a careful pedagogical evaluation of the copies distributed in the public school system, however, it has been observed that the works present problems that may compromise student learning. In this sense it was necessary to develop researches that help the work carried out by PNLD. The aim of this study was to analyze the microbiology contents (taxonomy and morphology) of bacteria, fungi and viruses and verified how these contents have been approached in the textbooks of High School and if they are correlated with textbooks of Institutions of Higher Education (HEI). For this, we analyzed copies of didactic material approved by the PNLD 2018 and collected in secondary schools in the city of Cruz das Almas-BA. |
metadata.dc.subject.en: | Textbook Microbiology - Taxonomy High School Cruz das Almas (BA) |
Editorial : | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Fecha de publicación : | 2018 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2023-05-22T20:00:50Z |
URI : | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2398 |
Aparece en las colecciones: | CCAAB - Licenciatura em Biologia - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Avaliaçao_Conteudos_Morfologia_TCC_2018.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.