Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2202
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Sequência didática sobre sexualidade nas séries finais do ensino fundamental da Escola Polivalente de Muritiba - Ba
metadata.dc.creator: Carvalho, Maria Alice Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Ribeiro, Gabriel
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adriana Lourenço
metadata.dc.contributor.referee2: Poy, Cecília Dominical
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho objetivou construir uma sequência didática com alunos do 8o ano das séries finais do ensino fundamental da Escola Polivalente de Muritiba - Ba, sobre sexualidade. Para tornar o trabalho exequível utilizou-se de questionário onde os estudantes pudessem indicar quais dos doze temas apresentados seriam de seus interesses para serem abordados nas aulas sequenciadas, a saber: namoro, homossexualidade, gravidez indesejada, relações sexuais, relações de gênero, DSTs/ AIDS, prazer, métodos contraceptivos, abuso sexual, masturbação, menstruação e sistemas reprodutores. Para aplicação da atividade e melhor utilização do tempo, as aulas sequenciadas aconteceram durante três dias consecutivos, sendo 2h/ aulas, com os seguintes temas: namoro, relações sexuais e gravidez na adolescência. O desenvolver de qualquer trabalho com a utilização de sequência didática, é de fundamental importância, pois o processo de ensino e aprendizagem ocorre de maneira satisfatória e integral. Ao concluir o presente estudo, percebe-se a relevância de abordar a sexualidade e tudo que a envolve, especialmente, com a utilização de sequência didática diante dos temas de interesse dos estudantes, como foi no caso específico deste estudo.
Keywords: Sexualidade - Adolescência
Sequência didática
Ensino fundamental
Abstract: This study aimed to build an instructional sequence with the 8th grade students from grades of primary School Multi-Purpose Muritiba - Ba, about sexuality. To make the work feasible, we used a questionnaire where students could indicate which of the twelve themes presented would be of your interests to be covered in class sequenced, namely: dating, homosexuality, unwanted pregnancies, sex, gender relations, STDs / AIDS, pleasure, contraception, sexual abuse, masturbation, menstruation and reproductive systems. For the purposes of activity and better use of time, sequenced lessons took place during three consecutive days, with 2h / classes, with the following topics: dating, sex and teenage pregnancy. The development of any job with the use of instructional sequence, is of fundamental importance because the process of teaching and learning occurs in a satisfactory manner and in full. In concluding this study, it is clear the importance of considering sexuality and everything that surrounds it, especially with the use of instructional sequence on the topics of interest to students, as was the case of this particular study.
metadata.dc.subject.en: Sexuality - Adolescence
Didactic sequence
Elementary school
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 24-May-2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-04-13T20:21:52Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2202
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sequencia_Didatica_Sobre_TCC_2013.pdf2,7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.