Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2201
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Título : Resíduos sólidos e sua abordagem no 6º ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Góes, Eliene dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Souza, Liane Santos Sales
metadata.dc.contributor.referee1: Poy, Cecília Dominical
metadata.dc.contributor.referee2: Petitinga, Patrícia
metadata.dc.description.resumo: O presente projeto de pesquisa foi desenvolvido numa escola pública José Batista da Fonseca, no município de Cruz das Almas - BA. O objetivo foi conhecer e analisar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do 6o ano, no desenvolvimento do tema resíduo sólido e sustentabilidade na sala de aula na escola José Batista da Fonseca. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e descritiva. Após a análise dos dados ficou evidente na pesquisa que as professoras não estão utilizando práticas pedagógicas para desenvolver o tema resíduo sólido na sala de aula devido às dificuldades diversas, ou seja, o próprio manuseio dos meios tecnológicos. Por isso, o tema somente é desenvolvido a partir do conhecimento trazido pelos alunos. Foi observado que precisa acontecer um trabalho interdisciplinar. No entanto, nota-se que existe uma falta de conhecimento dos professores de que a Educação Ambiental faz parte dos temas transversais e precisam ser discutidos no ambiente escolar. Percebe-se, assim, a importância de continuar trabalhando o tema de maneira mais dinâmica através da interdisciplinaridade. E que ocorra um empenho maior na aplicação da prática pedagógica, para que possam ser desenvolvidos na escola projetos interdisciplinares.
Palabras clave : Resíduo sólido
Sustentabilidade
Prática pedagógica
Ensino fundamental
Resumen : This research project was developed in a public school José Batista da Fonseca, in Cruz das Almas - BA. The goal boils down to knowing and analyzing teaching practices used by teachers of the 6th year, the development of the subject solid waste and sustainability in the classroom at school José Batista da Fonseca. The methodology was qualitative research and descriptive. After analyzing the data was evident in the research that the teachers are not using teaching practices to develop the theme solid waste in the classroom due to various difficulties, that is, the actual handling of technological means. Therefore, the only issue is developed from the knowledge brought by the students. It was observed that to happen interdisciplinary work. However it was noted that there is a lack of knowledge of teachers that environmental education is part of the cross-cutting themes to be discussed in the school environment. It is clear, therefore, the importance of continuing to work the subject more dynamically by interdisciplinary. And there can be a greater commitment in the implementation of teaching practice so that they can be developed in school interdisciplinary projects.
metadata.dc.subject.en: Solid waste
Sustainability
Pedagogical practice
Elementary school
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Fecha de publicación : 20-may-2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-04-13T20:12:54Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2201
Aparece en las colecciones: CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Residuos_Solidos_Abordagem_TCC_2013.pdf689,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.