Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas CCAAB - Cursos de Graduação CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2185
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Title: Horta escolar como estratégia de desenvolvimento pedagógico no ensino de ciências da natureza
metadata.dc.creator: Silva, Adaildes de Jesus dos Santos da
metadata.dc.contributor.advisor1: Almassy Junior, Alexandre Américo
metadata.dc.contributor.referee1: Armond, Cintia
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Neilton da
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho discute as contribuições da adoção de atividades em uma horta escolar como estratégia de desenvolvimento pedagógico para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza, em uma escola da rede Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu-BA. O trabalho de campo foi conduzido junto a uma turma do sexto ano do ensino fundamental, para a qual analisou-se e sugeriu-se formas de ensino de conteúdos com base no desenvolvimento de atividades na horta escolar. O trabalho coletivo, que permitiu a interação entre docente e discentes, foi realizado por meio de atividades em grupo através de gincanas, que estimularam o desenvolvimento de conteúdos ligados aos assuntos de ecossistemas, seres vivos, solo, água e nutrientes. Após a realização das atividades os próprios alunos e a professora envolvida no processo, definiram as práticas como valiosas, pois ajudaram a despertar a motivação e favorecer a aprendizagem de maneira mais contextualizada.
Keywords: Ciências naturais - Ensino e estudo
Aprendizagem
Ludicidade - Ciências naturais
Atividade
Abstract: This paper discusses practice contributions of activities in the school garden, how pedagogical development strategy to favor the education and learning process of Natural Sciences in Municipal from Cabaceiras do Paraguaçu-BA. The field job was carried out with a class of 6o year from elementary school, in what was analyzed and suggested teaching forms contents based on development of activities in school garden the collective job that permitted the interaction between teachers and students was made with group activities though gymkhanas that stimulated the contents development linked by the ecosystem subject, bring creatures, soil, water and nutrients. After the activities the students and the teacher involved in the process observed the practices as with high value because it could help to arouse the motivation and contribute to the contextualized knowledge.
metadata.dc.subject.en: Natural sciences - Teaching and study
Learning
Ludicity - Natural sciences
Activity
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
Issue Date: 16-May-2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2023-03-13T20:32:47Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2185
Appears in Collections:CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Horta_Escolar_Estrategia_TCC_2013.pdf11,2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.