Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2185
Tipo de documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Grau acadêmico: | Licenciatura |
Título: | Horta escolar como estratégia de desenvolvimento pedagógico no ensino de ciências da natureza |
Autor(es): | Silva, Adaildes de Jesus dos Santos da |
Orientador(a): | Almassy Junior, Alexandre Américo |
Membro(a) da banca: | Armond, Cintia |
Membro(a) da banca: | Silva, Neilton da |
Resumo: | Este trabalho discute as contribuições da adoção de atividades em uma horta escolar como estratégia de desenvolvimento pedagógico para favorecer o processo de ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza, em uma escola da rede Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu-BA. O trabalho de campo foi conduzido junto a uma turma do sexto ano do ensino fundamental, para a qual analisou-se e sugeriu-se formas de ensino de conteúdos com base no desenvolvimento de atividades na horta escolar. O trabalho coletivo, que permitiu a interação entre docente e discentes, foi realizado por meio de atividades em grupo através de gincanas, que estimularam o desenvolvimento de conteúdos ligados aos assuntos de ecossistemas, seres vivos, solo, água e nutrientes. Após a realização das atividades os próprios alunos e a professora envolvida no processo, definiram as práticas como valiosas, pois ajudaram a despertar a motivação e favorecer a aprendizagem de maneira mais contextualizada. |
Palavras-chave: | Ciências naturais - Ensino e estudo Aprendizagem Ludicidade - Ciências naturais Atividade |
Resumo em inglês: | This paper discusses practice contributions of activities in the school garden, how pedagogical development strategy to favor the education and learning process of Natural Sciences in Municipal from Cabaceiras do Paraguaçu-BA. The field job was carried out with a class of 6o year from elementary school, in what was analyzed and suggested teaching forms contents based on development of activities in school garden the collective job that permitted the interaction between teachers and students was made with group activities though gymkhanas that stimulated the contents development linked by the ecosystem subject, bring creatures, soil, water and nutrients. After the activities the students and the teacher involved in the process observed the practices as with high value because it could help to arouse the motivation and contribute to the contextualized knowledge. |
Palavras-chave em inglês: | Natural sciences - Teaching and study Learning Ludicity - Natural sciences Activity |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Data do documento: | 16-Mai-2013 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2023-03-13T20:32:47Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/2185 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - Licenciatura em Ciências da Natureza (PARFOR) - TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Horta_Escolar_Estrategia_TCC_2013.pdf | 11,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.