Please use this identifier to cite or link to this item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1876
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Title: | A importância da dimensão investigativa da prática profissional do assistente social na educação |
metadata.dc.creator: | Soares, Iana de Oliveira |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Clemente, Márcia da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Rozendo, Francisco Henrique da Costa |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Diogo Valença de Azevedo |
Citation: | SOARES, Iana de Oliveira. A importância da dimensão investigativa da prática profissional do assistente social na educação. P 82. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2015. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso intitulado “A importância da dimensão investigativa da prática profissional do assistente social na educação” tem como objetivo geral perceber a dimensão investigativa da prática profissional do assistente social na educação. Para tanto, propõe como objetivos específicos apresentar um breve percurso histórico da política de Educação no Brasil; compreender a importância da dimensão investigativa da prática profissional do assistente social e apresentar os resultados da pesquisa de campo realizada junto a assistentes sociais atuantes na área da educação. Neste sentido, para o alcance dos objetivos propostos, primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, a partir,principalmente, de livros, artigos, dissertações e teses de pós graduação. A pesquisa se dá através da abordagem do tipo qualitativa e para a coleta de dados utilizou-se a técnica de entrevista semi-estruturada. O trabalho está estruturado em três capítulos: o primeiro traz um breve percurso histórico da política de educação no Brasil, trazendo aspectos legais dessa política e as principais lutas em defesa de uma educação pública e de qualidade. O segundo capítulo versa sobre a prática profissional do assistente social destacando as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, bem como trata acerca da dimensão investigativa da prática. Traz ainda, uma análise do documento produzido pelo conjunto CFESSCRESS “Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de educação”.No terceiro capítulo serão apresentados os resultados da pesquisa de campo a qual revela que são muitos os desafios para atuação do assistente social na educação, e que ainda existe uma “carência” acerca dos conhecimentos que perpassam esse campo específico que pode ser observada desde a formação profissional. |
Keywords: | Profissional Dimensão investigativa Serviço social Educação |
Abstract: | This course conclusion work entitled "The importance of investigative dimension of professional practice of social workers in education" has the general objective to realize the investigative dimension of professional practice of social workers in education. Therefore proposes specific objectives present a brief historical background of education policy in Brazil; understand the importance of investigative dimension of professional practice of social workers and present field survey results conducted by the social workers working in the field of education. In this regard, to achieve the proposed objectives, a literature search was performed first, starting mainly from books, articles, dissertations and postgraduate theses. The research is carried out through the qualitative type approach and the data collection was used a semi-structured interview technique. The study is divided into three chapters: the first presents a brief historical background of education policy in Brazil, bringing legal aspects of this policy and major struggles in defense of public education and quality. The second chapter deals with the professional practice of social workers highlighting the theoretical and methodological, ethical and political, technical and operational dimensions, and comes on the investigative practice dimension. It also brings an analysis of the document produced by CFESS-CRESS set "Grants for the work of social workers in education policy". In the third chapter will present the field of search results which reveals that there are many challenges to action for social assistance in education, and that there is still a "lack" about the knowledge that permeate this specific field that can be observed since the formation professional. |
metadata.dc.subject.en: | Professional Investigative dimension Social Service Education |
Publisher: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Issue Date: | 18-May-2015 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2022-12-07T19:36:45Z |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1876 |
Appears in Collections: | CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Importancia_Dimensao_Investigativa_TCC_2015.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.