Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1872
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Título : O drama racial das crianças negras na escola: um estudo de caso em uma Escola da Rede Municipal de São Félix - Bahia
metadata.dc.creator: Santos, Katia Soares Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Godinho, Luis Flávio Reis
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Dyane Brito Reis
metadata.dc.contributor.referee2: Clemente, Márcia da Silva
Citación : SANTOS, Katia Soares Moreira. O drama racial das crianças negras na escola: um estudo de caso em uma Escola da Rede Municipal de São Félix - Bahia. 86 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018.
metadata.dc.description.resumo: A história da população negra no Brasil revela uma trajetória marcada inicialmente pelo escravismo, fato que influenciou de forma perversa e excludente a participação do negro na configuração da sociedade, deixando sequelas negativas que ainda perduram e são vivenciadas nos dias de hoje, refletindo na construção da identidade negra, inclusive nas escolas. Pensando na Educação no nosso país, percebemos que esta deveria ser a propulsora de transformação social, porém têm delineado caminhos distintos para os grupos constituintes do nosso povo, fruto das especificidades étnicas e sociais do país, mostrando-se assim deficitária para o povo negro. Das lutas do Movimento Negro por igualdade de oportunidades e reparação de direitos, encontramos avanços dentre os quais a lei 10.639/03 criada afim de estabelecer a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. O presente trabalho traz inicialmente uma abordagem histórica sobre os caminhos da Educação para o negro no país e os elementos ligados à questão da construção da identidade racial de crianças negras na escola. A seguir, apresentamos uma pesquisa de campo com professores e coordenadores de uma Unidade de Ensino no município de São Félix- Bahia, para a qual recorremos a uma articulação entre teorias e práticas acerca de temas relacionados aos desafios presentes nessa construção, além de observações diretas para perceber como as crianças elaboram suas experiências raciais.
Palabras clave : Unidade de ensino
Município de São Félix (BA)
Racismo
Preconceito
Identidade Negra
Escola
Resumen : The history of the black population in Brazil reveals a trajectory marked initially by slavery, a fact that influenced perversely and excludably in the participation of the black in the configuration of society and that left negative sequels that still remain and are experienced today, thus reflecting in the construction of black identity, including in school. Thinking about Education in our country, we realized that this one that was supposed to be the propeller of social transformation delineated different paths for the constituent groups of our people, fruit of the ethnic and social specificities of the country, being deficient for the black people. From the struggles of the Black Movement for equal opportunities and redress of rights for blacks, we find advances among which Law 10.639 / 03 created to establish the obligation of teaching African and African History and Culture in basic education. The present work initially brings a historical approach on the paths of education for blacks in the country and elements related to the question of the construction of racial identity of black children in school. Next, we present a field research with teachers and coordinators of a teaching unit in the municipality of São Félix-Bahia, in which we resort to an articulation between theories and practices regarding themes related to the challenges present in this construction, besides direct observations to understand how children elaborate their racial experiences.
metadata.dc.subject.en: Racism
Prejudice
Black Identity
School
Teaching unit
Municipality of São Félix (BA)
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Fecha de publicación : 2-may-2018
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-12-07T19:35:17Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1872
Aparece en las colecciones: CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Drama_Racial_Criancas_TCC_2018.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.