Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Serviço Social - TCC
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dc.creatorSantos, Katia Soares Moreira-
dc.date.accessioned2022-12-07T19:35:17Z-
dc.date.available2022-12-07T19:35:17Z-
dc.date.issued2018-05-02-
dc.identifier.citationSANTOS, Katia Soares Moreira. O drama racial das crianças negras na escola: um estudo de caso em uma Escola da Rede Municipal de São Félix - Bahia. 86 p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1872-
dc.description.abstractThe history of the black population in Brazil reveals a trajectory marked initially by slavery, a fact that influenced perversely and excludably in the participation of the black in the configuration of society and that left negative sequels that still remain and are experienced today, thus reflecting in the construction of black identity, including in school. Thinking about Education in our country, we realized that this one that was supposed to be the propeller of social transformation delineated different paths for the constituent groups of our people, fruit of the ethnic and social specificities of the country, being deficient for the black people. From the struggles of the Black Movement for equal opportunities and redress of rights for blacks, we find advances among which Law 10.639 / 03 created to establish the obligation of teaching African and African History and Culture in basic education. The present work initially brings a historical approach on the paths of education for blacks in the country and elements related to the question of the construction of racial identity of black children in school. Next, we present a field research with teachers and coordinators of a teaching unit in the municipality of São Félix-Bahia, in which we resort to an articulation between theories and practices regarding themes related to the challenges present in this construction, besides direct observations to understand how children elaborate their racial experiences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUnidade de ensinopt_BR
dc.subjectMunicípio de São Félix (BA)pt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectIdentidade Negrapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO drama racial das crianças negras na escola: um estudo de caso em uma Escola da Rede Municipal de São Félix - Bahiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA história da população negra no Brasil revela uma trajetória marcada inicialmente pelo escravismo, fato que influenciou de forma perversa e excludente a participação do negro na configuração da sociedade, deixando sequelas negativas que ainda perduram e são vivenciadas nos dias de hoje, refletindo na construção da identidade negra, inclusive nas escolas. Pensando na Educação no nosso país, percebemos que esta deveria ser a propulsora de transformação social, porém têm delineado caminhos distintos para os grupos constituintes do nosso povo, fruto das especificidades étnicas e sociais do país, mostrando-se assim deficitária para o povo negro. Das lutas do Movimento Negro por igualdade de oportunidades e reparação de direitos, encontramos avanços dentre os quais a lei 10.639/03 criada afim de estabelecer a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. O presente trabalho traz inicialmente uma abordagem histórica sobre os caminhos da Educação para o negro no país e os elementos ligados à questão da construção da identidade racial de crianças negras na escola. A seguir, apresentamos uma pesquisa de campo com professores e coordenadores de uma Unidade de Ensino no município de São Félix- Bahia, para a qual recorremos a uma articulação entre teorias e práticas acerca de temas relacionados aos desafios presentes nessa construção, além de observações diretas para perceber como as crianças elaboram suas experiências raciais.pt_BR
dc.degree.levelBachareladopt_BR
dc.contributor.advisor1Godinho, Luis Flávio Reis-
dc.contributor.referee1Santos, Dyane Brito Reis-
dc.contributor.referee2Clemente, Márcia da Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpt_BR
dc.subject.enRacismpt_BR
dc.subject.enPrejudicept_BR
dc.subject.enBlack Identitypt_BR
dc.subject.enSchoolpt_BR
dc.subject.enTeaching unitpt_BR
dc.subject.enMunicipality of São Félix (BA)pt_BR
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