Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document :
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1699
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Bacharelado |
Titre: | Educação patrimonial na escola Ana Nery: descobrindo o patrimônio cultural |
metadata.dc.creator: | Santos, Evanilda dos |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Barbosa, Rita de Cássia Salvador de Sousa |
metadata.dc.contributor.referee1: | Amazonas, Archimedes Ribas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gonçalves, Elaine |
Référence bibliographique: | SANTOS, Evanilda dos. Educação patrimonial na escola Ana Nery: descobrindo o patrimônio cultural. 61p. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2010. |
metadata.dc.description.resumo: | A Educação Patrimonial é de extrema importância para que o indivíduo perceba o ambiente em que está inserido e sinta-se co-responsável por sua preservação. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa, busca refletir sobre como a Escola Ana Nery,pertencente à jurisdição pública no município de Cachoeira-Ba, tem se preparado para garantir a interação de seus alunos com o patrimônio da cidade, de maneira que possam compreender a importância dele em sua história. Para efeito desse estudo a metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e descritiva, seguindo o modelo de observação direta e aplicação de questionários junto aos educadores e alunos da escola analisada, buscando averiguar as concepções dos agentes inseridos na comunidade escolar da referida instituição sobre o tema pesquisado. A instituição pesquisada não possui nenhum programa voltado para a valorização e preservação do patrimônio. Concluiu-se então, que a referida escola não está preparada para atender aos cidadãos numa proposta de Educação Patrimonial. |
Mots-clés: | Educação patrimonial Patrimônio Valorização Reflexão Escola Ana Nery Cachoeira (BA) |
Résumé: | Heritage Education is extremely important for the individual to perceive the environment in which it is inserted and feel co-responsible for its preservation. In that In this sense, this research work seeks to reflect on how the Ana Nery School,belonging to public jurisdiction in the municipality of Cachoeira-Ba, has been preparing to ensure the interaction of their students with the city's heritage, so that they can understand its importance in its history. For the purpose of this study, the methodology applied was qualitative and descriptive, following the direct observation model and application of questionnaires with educators and students of the analyzed school,seeking to verify the conceptions of the agents inserted in the school community of institution on the researched topic. The researched institution does not have no program aimed at valuing and preserving heritage. concluded then, that the referred school is not prepared to serve the citizens in a proposal of Heritage Education. |
metadata.dc.subject.en: | Heritage education Valuation Ana Nery School Patrimony Reflection Waterfall (BA) |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
metadata.dc.publisher.department: | CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras |
Date de publication: | 14-déc-2010 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.date.available: | 2022-11-08T20:02:11Z |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1699 |
Collection(s) : | CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC |
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
Educacao_Patrimonial_Escola_TCC_2010.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir | |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.