Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1699
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Titre: Educação patrimonial na escola Ana Nery: descobrindo o patrimônio cultural
metadata.dc.creator: Santos, Evanilda dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Rita de Cássia Salvador de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Amazonas, Archimedes Ribas
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Elaine
Référence bibliographique: SANTOS, Evanilda dos. Educação patrimonial na escola Ana Nery: descobrindo o patrimônio cultural. 61p. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2010.
metadata.dc.description.resumo: A Educação Patrimonial é de extrema importância para que o indivíduo perceba o ambiente em que está inserido e sinta-se co-responsável por sua preservação. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa, busca refletir sobre como a Escola Ana Nery,pertencente à jurisdição pública no município de Cachoeira-Ba, tem se preparado para garantir a interação de seus alunos com o patrimônio da cidade, de maneira que possam compreender a importância dele em sua história. Para efeito desse estudo a metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e descritiva, seguindo o modelo de observação direta e aplicação de questionários junto aos educadores e alunos da escola analisada, buscando averiguar as concepções dos agentes inseridos na comunidade escolar da referida instituição sobre o tema pesquisado. A instituição pesquisada não possui nenhum programa voltado para a valorização e preservação do patrimônio. Concluiu-se então, que a referida escola não está preparada para atender aos cidadãos numa proposta de Educação Patrimonial.
Mots-clés: Educação patrimonial
Patrimônio
Valorização
Reflexão
Escola Ana Nery
Cachoeira (BA)
Résumé: Heritage Education is extremely important for the individual to perceive the environment in which it is inserted and feel co-responsible for its preservation. In that In this sense, this research work seeks to reflect on how the Ana Nery School,belonging to public jurisdiction in the municipality of Cachoeira-Ba, has been preparing to ensure the interaction of their students with the city's heritage, so that they can understand its importance in its history. For the purpose of this study, the methodology applied was qualitative and descriptive, following the direct observation model and application of questionnaires with educators and students of the analyzed school,seeking to verify the conceptions of the agents inserted in the school community of institution on the researched topic. The researched institution does not have no program aimed at valuing and preserving heritage. concluded then, that the referred school is not prepared to serve the citizens in a proposal of Heritage Education.
metadata.dc.subject.en: Heritage education
Valuation
Ana Nery School
Patrimony
Reflection
Waterfall (BA)
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Date de publication: 14-déc-2010
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-11-08T20:02:11Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1699
Collection(s) :CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Educacao_Patrimonial_Escola_TCC_2010.pdf3,61 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.