Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1699
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Título : Educação patrimonial na escola Ana Nery: descobrindo o patrimônio cultural
metadata.dc.creator: Santos, Evanilda dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Barbosa, Rita de Cássia Salvador de Sousa
metadata.dc.contributor.referee1: Amazonas, Archimedes Ribas
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Elaine
Citación : SANTOS, Evanilda dos. Educação patrimonial na escola Ana Nery: descobrindo o patrimônio cultural. 61p. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2010.
metadata.dc.description.resumo: A Educação Patrimonial é de extrema importância para que o indivíduo perceba o ambiente em que está inserido e sinta-se co-responsável por sua preservação. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa, busca refletir sobre como a Escola Ana Nery,pertencente à jurisdição pública no município de Cachoeira-Ba, tem se preparado para garantir a interação de seus alunos com o patrimônio da cidade, de maneira que possam compreender a importância dele em sua história. Para efeito desse estudo a metodologia aplicada foi de natureza qualitativa e descritiva, seguindo o modelo de observação direta e aplicação de questionários junto aos educadores e alunos da escola analisada, buscando averiguar as concepções dos agentes inseridos na comunidade escolar da referida instituição sobre o tema pesquisado. A instituição pesquisada não possui nenhum programa voltado para a valorização e preservação do patrimônio. Concluiu-se então, que a referida escola não está preparada para atender aos cidadãos numa proposta de Educação Patrimonial.
Palabras clave : Educação patrimonial
Patrimônio
Valorização
Reflexão
Escola Ana Nery
Cachoeira (BA)
Resumen : Heritage Education is extremely important for the individual to perceive the environment in which it is inserted and feel co-responsible for its preservation. In that In this sense, this research work seeks to reflect on how the Ana Nery School,belonging to public jurisdiction in the municipality of Cachoeira-Ba, has been preparing to ensure the interaction of their students with the city's heritage, so that they can understand its importance in its history. For the purpose of this study, the methodology applied was qualitative and descriptive, following the direct observation model and application of questionnaires with educators and students of the analyzed school,seeking to verify the conceptions of the agents inserted in the school community of institution on the researched topic. The researched institution does not have no program aimed at valuing and preserving heritage. concluded then, that the referred school is not prepared to serve the citizens in a proposal of Heritage Education.
metadata.dc.subject.en: Heritage education
Valuation
Ana Nery School
Patrimony
Reflection
Waterfall (BA)
Editorial : Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Fecha de publicación : 14-dic-2010
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-11-08T20:02:11Z
URI : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1699
Aparece en las colecciones: CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Educacao_Patrimonial_Escola_TCC_2010.pdf3,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.