Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras CAHL - Cursos de Graduação CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC
Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1650
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Bacharelado
Title: Comunicação museológica e público no Museu Casa de Câmara e Cadeia da cidade de Cachoeira - BA
metadata.dc.creator: Araujo, Cristiano da Silva
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Patrícia Verônica Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Amazonas, Archimedes Ribas
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Simone Trindade Vicente da
Citation: ARAUJO, Cristiano da Silva. Comunicação museológica e público no Museu Casa de Câmara e Cadeia da cidade de Cachoeira - BA. 66 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2013.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho traz uma abordagem sobre a comunicação museológica e a avaliação de público do Museu Casa de Câmara e Cadeia. O objetivo deste estudo é atentar para a importância da função dialógica das instituições museológicas, como o público se apropria deste discurso. Desta problemática nasceu a avaliação museológica, com o propósito de adquirir conhecimento do público, e desenvolver estratégias que favorecem o entendimento do mesmo diante dos espaços expositivos. A comunicação é o principal aspecto abordado ao longo deste estudo,assim sendo, cabe salientar que é através da exposição que o museu se comunica com seu público, sujeito ativo deste processo, o qual recebe uma mensagem e a decodifica, ou seja, reinterpretando-a de acordo com a sua experiência pessoal. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a aplicação de questionários e a observação in loco com o objetivo de identificar o perfil do público visitante, bem como o grau de satisfação do mesmo em relação ao discurso expositivo da instituição estudada.
Keywords: Comunicação museológica
Museu Casa de Câmara e Cadeia
Avaliação de público
Cachoeira (BA)
Abstract: The present work brings an approach on museological communication and the public evaluation of the Casa de Câmara e Cadeia Museum. The aim of this study is pay attention to the importance of the dialogic function of museological institutions, as the public appropriates this discourse. From this problem was born the evaluation museum, with the purpose of acquiring public knowledge, and developing strategies that favor the understanding of the same in the face of the spaces expository. Communication is the main aspect addressed throughout this study,therefore, it should be noted that it is through the exhibition that the museum communicates with its public, the active subject of this process, which receives a message and the decodes, that is, reinterpreting it according to your personal experience. THE methodology used to carry out this work was the application of questionnaires and on-site observation in order to identify the profile of the public visitor, as well as the degree of satisfaction of the same in relation to the speech exhibition of the studied institution.
metadata.dc.subject.en: Museological communication
Chamber House and Jail Museum
Audience rating
Waterfall (BA)
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
Issue Date: 2013
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2022-10-21T12:32:26Z
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/1650
Appears in Collections:CAHL - Bacharelado em Museologia - TCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicacao_Museologica_Publico_TCC_2013.pdf792,44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.