Caboclo - Repositório Institucional UFRB CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas PPGGPPSS - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC
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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Profissional
Titre: Impactos do programa de bolsa permanência na vida acadêmica de estudantes oriundos de comunidades quilombolas: um estudo na UFRB
metadata.dc.creator: Souza, Erivaldo Santana de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pimentel, Susana Couto
metadata.dc.contributor.referee1: Almassy Júnior, Alexandre Américo
metadata.dc.contributor.referee2: Borghi, Idalina Souza Mascarenhas
Référence bibliographique: SOUZA, Erivaldo Santana de. Impactos do programa de bolsa permanência na vida acadêmica de estudantes oriundos de comunidades quilombolas: um estudo na UFRB. 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, 2017.
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa objetivou analisar os impactos do Programa de Bolsa Permanência (PBP) na vida acadêmica de estudantes provenientes de comunidades quilombolas matriculados em cursos presenciais de graduação na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Para esse fim, foi necessário identificar e traçar o perfil de estudantes quilombolas da UFRB inseridos no PBP, analisando de que forma essa inserção interferiu em seu desenvolvimento acadêmico. A metodologia utilizada envolveu a construção de um referencial teórico acerca desta temática em estudo; pesquisa documental a partir de documentos oficiais e institucionais que amparam o Programa Bolsa Permanência do Ministério da Educação, além do estudo de caso com aplicação de entrevistas semiestruturadas aos discentes da UFRB autodefinidos quilombolas e atendidos, no período compreendido de 2013 a 2015, pelo Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação. Os resultados desta investigação apontam que dentre os impactos acadêmicos do PBP destacam-se: 1. Maior tempo para dedicação aos estudos; 2. Aumento do índice de aprovação nos componentes curriculares cursados; 3. Ampliação da possibilidade de aquisição de material didático; 4. Ampliação da viabilidade de participação em atividades acadêmicas ligadas à pesquisa e extensão; 5. Maior nível de participação em eventos científicos; 6. Ampliação das possibilidades de apresentação de trabalhos em eventos científicos. A partir dos dados encontrados foi possível elaborar sugestões com vistas a colaborar com as Políticas de Permanência implementadas pela UFRB.
Mots-clés: Educação Inclusiva
Ensino Superior
Políticas Públicas
Estudantes Quilombolas
Résumé: The present study analyzed the impacts of the Permanence scholarship Program on the academic life of students from quilombolas communities. The development of this study was carried out with students enrolled in undergraduate courses at the Federal University of the Recôncavo da Bahia (UFRB), self-defined quilombolas and attended, during the period from 2013 to 2015, by the Permanent Residence Program (PBP) of the Ministry of Education. To this end, it was possible to understand the importance of: identifying the quilombola students from the UFRB inserted in the PBP, outlining their profile and analyzing how this insertion interfered in their academic development. The methodology used involved the construction of a theoretical reference about other investigations already carried out on this subject; Documentary research with analyzes of official and institutional documents that support the Bolsa Permanência Program of the Ministry of Education, as well as a case study with the application of semistructured interviews to the selected students with a view to analyzing the academic impact of the program in its history of student life in the university. The results of this research indicate that among the academic impacts of the PBP stand out: 1. Greater time for dedication to studies; 2. Increase of the approval rate in curricular components; 3. Expansion of the possibility of acquisition of didactic material; 4. Expansion of Feasibility of participation in academic activities related to research and extension; 5. Greater level of participation in scientific events; 6. Greater possibilities of presenting papers in scientific events. From the data found, it was possible to bring some suggestions with a view to collaborate to implement the Policies of Permanence at UFRB that impact on the academic formation of the students.
metadata.dc.subject.en: Inclusive education
University education
Public policy
Quilombola Students
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social
Date de publication: mai-2017
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
metadata.dc.date.available: 2020-03-13T16:28:08Z
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/prefix/1108
Collection(s) :CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC

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