Caboclo - Repositório Institucional UFRB CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras PPGCS - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais CAHL - PPGCS - Dissertações
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metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.degree.level: Mestrado Acadêmico
Title: Políticas públicas de incentivo a leitura: o caso do Proler nas universidades estaduais da Bahia
metadata.dc.creator: Fernandes, Patrícia Verônica Nascimento Dias
metadata.dc.contributor.advisor1: Zimmermann, Clóvis Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Pedrão, Fernando Cardoso
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Antonio Eduardo Alves de
Citation: FERNANDES, Patrícia Verônica Nascimento Dias. Políticas públicas de incentivo a leitura: o caso do Proler nas universidades estaduais da Bahia. 2012. 135 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2012.
metadata.dc.description.resumo: Uma das características da atual sociedade consiste na busca constante da informação e do conhecimento. Para isso, é, necessário que a educação dos indivíduos enfatize a leitura como condição indispensável para a inclusão social, e consequentemente para a melhoria da condição humana. É preciso refletir sobre a crença na leitura como um valor, contribuindo para reforçá-la, fazer com que os indivíduos a compreendam como algo indispensável à sua inserção social. No Brasil, a presença do Estado é essencial para fazer compreender o papel da leitura, da formação de leitores para a constituição da cidadania e a construção da democracia. Com o objetivo de transformar o Brasil num país de leitores, o Ministério da Cultura, através da Fundação Biblioteca Nacional instituiu o Programa Nacional de Incentivo a Leitura - PROLER. Na Bahia, atualmente, existem 08 comitês representativos do PROLER, dentre eles, três fazem parte de universidades estaduais: a Universidade Estadual da Bahia - UNEB, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB e a Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Por se tratar de três instituições estaduais de ensino superior e, por conseguinte subordinadas a Secretária de Educação do Estado da Bahia, este estudo busca responder: Quais as similaridades e divergências dos comitês representativos do Programa Nacional de Incentivo a Leitura nas Universidades estaduais da Bahia? Tem como objetivo geral, delinear o Programa de Incentivo à Leitura - PROLER, das Universidades Estaduais da Bahia. Foi utilizado o método comparativo, e como delineamento da pesquisa o estudo de caso, o instrumento de pesquisa utilizado foi a entrevista, a qual foi realizada com os coordenadores dos respectivos comitês. Através do resultado foi possível identificar a inconsistência das políticas públicas de incentivo a leitura e a ausência de efetivo comprometimento das universidades em instrumentalizar o PROLER a fim de dar uma resposta positiva para a comunidade preparando seus futuros discentes potencializando a qualidade do ensino oferecido.
Keywords: Políticas públicas - Bahia
Leitura
Incentivo à leitura - Políticas públicas
Escolaridade - Avaliação de políticas públicas
Programa Nacional de Incentivo a leitura - PROLER
Universidades estaduais - Bahia
Abstract: One of the features of modern society is in constant search of information and knowledge. For this, it is necessary for the education of individuals emphasize reading as an essential condition for social inclusion, and therefore to the improvement of the human condition. We must reflect on the belief in reading as a value, contributing to strengthen it, cause individuals to understand how something essential for their social integration. In Brazil, the presence of the State is essential to understanding the role of reading, readers for the Constitution of citizenship and democracy-building. With the goal of transforming Brazil into a country of readers, the Ministry of culture, through the National Library Foundation instituted the national programme for Encouraging reading-PROLER. In Bahia, currently there are representative of committees 08 PROLER, among them, three are part of State universities: the State University of Bahia-UNEB, the State University of Southwest of Bahia-UESB and Santa Cruz State University-UESC. For the case of three State institutions of higher education and hence subject to Secretary of education of the State of Bahia, this study seeks to answer: what are the similarities and differences of the committees representing the National Program to encourage reading in the Bahia State universities? Aims generally outline the reading Incentive ProgramPROLER, Bahia State universities, in order to identify the extent to which they contribute to the reduction of illiteracy in the community in which they are inserted. We used the comparative method, and how to search the design case study, the research instrument used was the interview, which was held with the coordinators of the respective committees. Through the result it was possible to identify the inconsistency of public policies to encourage reading and the absence of effective involvement of universities in instrumentalizing the PROLER in order to give a positive response to the community by preparing their future students to enhance the quality of education offered.
metadata.dc.subject.en: Reading
Incentive to read - Public policies
Schooling - Evaluation of public policies
National Reading Incentive Program - PROLER
State universities - Bahia
Public policies - Bahia
Publisher: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
metadata.dc.publisher.department: CAHL - Centro de Artes, Humanidades e Letras
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Issue Date: 18-Dec-2012
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA::POLITICAS PUBLICAS
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/775
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PTAE UFRB - Dissertações defendidas em outras instituições

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