Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/661
Tipo de documento: | Dissertação |
Grau acadêmico: | Mestrado Profissional |
Título: | A concepção de educação ambiental implementada nas escolas municipais de ensino fundamental do município de Maragojipe e sua influência para comunidade local |
Autor(es): | Correia, Rita de Cássia Falcão Borja |
Orientador(a): | Delgado Mendez, Jesus Manuel |
Membro(a) da banca: | Almeida, Renato de |
Membro(a) da banca: | Carvalho, Sérgio Roberto Lemos de |
Referência: | CORREIA, Rita de Cássia Falcão Borja. A concepção de educação ambiental implementada nas escolas municipais de ensino fundamental do município de Maragojipe e sua influência para comunidade local. 2013. 72 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, 2013. |
Resumo: | As questões socioambientais constituem, atualmente, uma das dimensões mais complexas do mundo capitalista e globalizado. Como resposta à crise ambiental, passou-se a ser debatido no cenário internacional e nacional a problematização das relações estabelecidas do homem com a natureza e as consequências desse processo para o meio ambiente. Nesse cenário, surge a educação ambiental como instância dialógica da sociedade, por meio do qual os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais capazes de intervir nesse processo, na busca de soluções para mitigar os impactos negativos dessa relação. Nessa perspectiva, essa pesquisa buscou identificar a concepção de educação ambiental implementada nas escolas de ensino fundamental, da Rede Municipal de Ensino, do Município de Maragojipe, no estado da Bahia e sua influência na comunidade local. |
Palavras-chave: | Educação ambiental - Maragojipe (BA) Maragojipe (BA) - Educação ambiental Ensino fundamental - Maragojipe (BA) Maragojipe (BA) - Escola municipal |
Resumo em inglês: | The environmental issues are currently one of the most complex dimensions of the capitalist world. In response to the environmental crisis, the international and national questioning of established relationships between man and nature and consequences of this process for the environment, it just started. In this scenario, there is the environmental education as an instance of dialogic society, through which individuals and the collectivity build social values able to intervene in this process, finding solutions to mitigate the negative impacts of this relationship. In this perspective, this research sought to identify the design implemented environmental education in elementary Municipal Schools of the City of Maragojipe in the state of Bahia, Brazil, and its influence in the local community. |
Palavras-chave em inglês: | Environmental education - Maragojipe (BA) Maragojipe (BA) - Environmental education Elementary school - Maragojipe (BA) Maragojipe (BA) - Municipal school |
Editora / Instituição: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Centro de Ensino: | CCAAB - Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social |
Data do documento: | Dez-2012 |
CNPq: | CNPQ:CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Acesso Disponível em: | 2013 |
URI: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/661 |
Aparece na(s) coleção(ões): | CCAAB - PPGGPPSS - Dissertações/TCC |
Arquivo(s) associado(s) a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Concepcao_Educacao_Ambiental_Dissertacao_2013.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.