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http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4384
Type de document: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.degree.level: | Licenciatura |
Titre: | Alfabetização em classes multisseriadas: um estudo na Escola Municipal Dr. Armando da Silva Libório, na Comunidade das Três Lagoas, Amargosa/Bahia |
metadata.dc.creator: | Souza, Elizangela Macêdo de |
Conseiller(ère): | Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso |
Résumé: | Esta pesquisa apresenta uma discussão sobre Alfabetização em classes multisseriadas: um estudo na Escola Municipal Dr. Armando da Silva Libório, na Comunidade Três Lagoas, Amargosa/Bahia. A pesquisa tem como objetivo geral compreender de que maneira ocorre o processo de alfabetização em uma classe multisseriada e suas interfaces com a aquisição da leitura e da escrita pelos alfabetizandos, na Escola Municipal Dr. Armando da Silva Libório na Comunidade das Três Lagoas no município de Amargosa-Bahia. A pesquisa é ancorada numa abordagem metodológica qualitativa, de cunho participante fundamentada por Brandão (2006), que aponta a importância da pesquisa participante como uma abordagem que vai além da simples coleta de dados, enfatizando seu papel ativo na transformação social. Para a coleta dos dados da pesquisa, utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada, com uma professora da escola pesquisada. A fundamentação teórica desta pesquisa baseia-se nos estudos conduzidos por Soares (2004, 2020), que contribui para a discussão sobre alfabetização e suas metodologias; Silva Júnior (2022), que traz uma discussão sobre a alfabetização em classes multisseriadas; Caldart (2004), que discute a Educação do Campo e suas especificidades; Moura e Santos (2010), e Hage (2008, 2010, 2011) que discutem a relevância das classes multisseriadas no contexto da Educação do Campo. Os resultados indicaram que a alfabetização em classes multisseriadas requer uma abordagem pedagógica diferenciada, que valorize as singularidades de cada estudante e promova um ambiente colaborativo, destacando a importância de atividades lúdicas e diversificadas para engajar os estudantes e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Além disso, enfatiza a necessidade de reconhecer o contexto social e cultural dos estudantes, contribuindo para uma aprendizagem significativa. Também trouxe apontamentos quanto a formação continuada dos professores como essencial para enfrentar os desafios desse contexto. Por fim, a pesquisa revelou que apesar da existência de diretrizes legais que promovem a Educação do Campo, a implementação de práticas pedagógicas que respeitem as realidades rurais ainda enfrenta obstáculos, como a predominância de um currículo urbanocentrado. |
Mots-clés: | Educação do campo Alfabetização Classe multisseriada |
Editeur: | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia |
Département d'enseignement: | CFP - Centro de Formação de Professores |
Date de publication: | 12-déc-2024 |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Type d'accès: | Acesso Aberto |
Accès disponible à : | 2025-04-23 |
URI/URL: | http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4384 |
Collection(s) : | CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC |
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