Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
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Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.creatorBarros, Bianca Olívia Alves-
dc.date.accessioned2025-04-08T22:20:05Z-
dc.date.available2025-04-08-
dc.date.issued2024-12-18-
dc.identifier.urihttp://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4350-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectBrincadeirapt_BR
dc.titleLudicidade e a importância das práticas pedagógicas motivacionais nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem como objetivo apresentar um estudo sobre a importância da ludicidade como prática pedagógica motivacional nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo busca evidenciar a ausência de elementos lúdicos no processo de transição da Educação Infantil para os anos iniciais, com base em uma pesquisa de campo realizada em uma escola municipal da cidade de Amargosa/BA. Adota-se uma abordagem qualitativa, fundamentada em referências bibliográficas como Kishimoto (1996), Gomes (2019) e Oliveira (2018), entre outros, além da análise de documentos normativos, como a LDB (Lei 9.394/96), as DCNs (2010) e a BNCC (2018). Brincar e aprender estão intrinsecamente relacionados às experiências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nesse contexto, a pesquisa analisou as contribuições das brincadeiras para o desenvolvimento e a aprendizagem dos estudantes do 1o ano dos Anos Iniciais. A pesquisa empenha-se em investigar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem por meio das brincadeiras, observar o papel do educador no desenvolvimento das atividades lúdicas durante as interações em sala de aula e identificar como se dá o processo de ensino-aprendizagem no 1o ano do Ensino Fundamental por meio do brincar. De caráter exploratório, os dados foram coletados por meio de diário de bordo, entrevistas semiestruturadas e questionários. A partir dessa coleta, buscou-se compreender como a ludicidade contribui para o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados destacam a relevância do brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento pedagógico e integral dos estudantes. A análise aponta para a necessidade de práticas pedagógicas que alinhem o planejamento escolar à ludicidade, incentivando os profissionais da educação a explorar de forma mais consistente o lúdico em suas atividades em sala de aula.pt_BR
dc.degree.levelLicenciaturapt_BR
dc.contributor.advisor1Teixeira, Sirlândia Reis de Oliveira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCFP - Centro de Formação de Professorespt_BR
dc.publisher.initialsUFRBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

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