Caboclo - Repositório Institucional UFRB CFP - Centro de Formação de Professores CFP - Cursos de Graduação CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4336
Type de document: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.degree.level: Licenciatura
Titre: Os Impactos da pandemia covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-BA
metadata.dc.creator: Anjos, Elcy Santana dos
Conseiller(ère): Freitas, Gilsélia Macedo Cardoso
Résumé: Este estudo investiga o impacto da pandemia da COVID-19 na alfabetização de crianças no início do ensino fundamental na Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, com o título: Os impactos da pandemia covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-Ba. Tendo como objetivo geral compreender os possíveis impactos causados em decorrência da pandemia Covid-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira. A pesquisa explora a transição abrupta do ensino presencial para o ensino remoto emergencial, motivada pela suspensão das aulas em março de 2020. Essa mudança apresentou desafios significativos para a aprendizagem das crianças em fase de alfabetização, especialmente aquelas da rede pública, que enfrentam barreiras como a falta de acesso a uma educação de qualidade. A alfabetização e o letramento são fundamentais para o desenvolvimento infantil, pois são essenciais para a aquisição de outras habilidades. No entanto, durante a pandemia, esse processo foi afetado negativamente, ocorrendo de forma mais lenta e ineficaz devido às limitações da intervenção pedagógica online. A transição para o ensino remoto evidenciou as vulnerabilidades no sistema educacional brasileiro, incluindo a desigualdade de acesso à tecnologia, a falta de preparo dos professores para o ensino remoto e a perda de aprendizado. Para fundamentar a análise, foram consultados autores como Soares (2005), Fayol (1947), PNA (2019) e Arruda (2023). Os resultados da investigação mostraram que durante a pandemia, os professores e as famílias enfrentaram dificuldades significativas para continuar as aulas, incluindo a falta de familiaridade com a plataforma de ensino remoto, a falta de acesso à internet e a dificuldade em manter as crianças engajadas nas aulas. O ensino remoto aumentou a complexidade do processo de alfabetização, exigindo que professores, pais e crianças se adaptassem a uma nova realidade.
Mots-clés: Educação infantil
Alfabetização
Pandemia - COVID-19
Editeur: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Département d'enseignement: CFP - Centro de Formação de Professores
Date de publication: 19-déc-2024
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Description: ANJOS, Elcy Santana dos. Os impactos da pandemia COVID-19 no processo de alfabetização das crianças da Escola Municipal Dom Florêncio Sisínio Vieira, em Amargosa-BA. 2024. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2024.
Type d'accès: Acesso Aberto
Accès disponible à: 2025-04-04
URI/URL: http://ri.ufrb.edu.br/jspui/handle/123456789/4336
Collection(s) :CFP - Licenciatura em Pedagogia - TCC

Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
Impactos_Pandemia_Covid-19_TCC_2024.pdf1,46 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir


Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.